Imunização

Veja como está a corrida no mundo pela vacina para o coronavírus

Hoje, apenas seis estudos sobre uma possível vacina estão na última fase de testes em seres humanos, três destas estão sendo testadas no Brasil

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 11/08/2020 às 10:14 | Atualizado em 11/08/2020 às 11:48
CADU ROLIM/ESTADÃO CONTEÚDO
O funcionário envolvido "reconheceu que as vacinas foram retiradas intencionalmente da geladeira" - FOTO: CADU ROLIM/ESTADÃO CONTEÚDO

Desde a descoberta dos primeiros casos em dezembro de 2019, até o momento, o novo coronavírus já foi capaz de infectar mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Com letalidade por volta de 3,5% o vírus trouxe consigo um cenário de crise e mais de 700 mil óbitos. Por conta disso, diversos países correm contra o tempo para desenvolver uma vacina capaz de imunizar a população contra a covid-19. Hoje, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 165 vacinas sendo estudadas em todo o globo, mas apenas seis destas estão evoluindo com maior êxito e já se encontram na terceira fase de testes em seres humanos, a última antes que seja realmente aprovada e registrada. Nenhuma delas é a vacina russa, que foi registrada nesta terça-feira (11), segundo o presidente Vladmir Putin.

São elas: 

- Sinovac - Desenvolvida pela China

- Instituto Biológico de Wuhan/Sinopharm - Desenvolvida pela China

- Instituto Biológico de Pequim/Sinopharm - Desenvolvida pela China

- Oxford e AstraZeneca - Desenvolvida pelo Reino Unido

- Moderna/NIAID - Desenvolvida pelos Estados Unidos

- BioNTech e a Pfizer  -  Desenvolvida pelos Estados Unidos e a Alemanha

>>Paraná vai assinar acordo com Rússia para trazer vacina contra coronavírus ao Brasil

>>Trump: vacina contra covid-19 pode estar disponível no fim do ano

>>OMS defende o desenvolvimento 'seguro' de vacina contra o coronavírus

>>Testes com vacinas dão esperanças ante a pandemia do coronavírus

No Brasil, três destas estão sendo testadas. A primeira e a mais avançada, segundo a própria OMS, é a desenvolvida no Reino Unido, através da parceria entre a Universidade Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Ao todo, cinco mil pessoas participam dos testes no Brasil: 2 mil em São Paulo, 2 mil na Bahia e outras 1 mil no Rio de Janeiro.

A partir de um acordo entre o Ministério da Saúde e a AstraZeneca, haverá a transferência de tecnologia para a fabricação de vacinas no Instituto Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Até dezembro estão previstas a chegada de equipamentos e matéria-prima para a produção de 15 milhões de vacinas, correspondentes à um primeiro lote, que pode ser liberado no início de 2021 caso a vacina comprove ter êxito.

Em parceria com o Instituo Butantan, a vacina da biofarmacêutica chinesa, Sinovac, também está sendo testada no Brasil. Até o momento, 20 mil doses foram trazidas para o país. Elas devem ser aplicadas em nove mil profissionais de saúde nas cidades de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Segundo um representante do Instituo Butantan, acredita-se que até janeiro de 2021 30 milhões de doses desta vacina sejam desenvolvidas em parceria com a Sinovac. Os voluntários serão acompanhados por uma equipe científica durante três meses.

A vacina desenvolvida por pesquisadores dos Estados Unidos e da Alemanha das empresas Pfizer e Biontech começou a ser testada em voluntários brasileiras, que têm entre 18 e 85 anos, em 5 de agosto. As empresas disseram que o Brasil foi escolhido para sediar os testes por conta de seu "conhecimento científico e pela situação da pandemia no país". Metade dos voluntários vai receber a vacina e outra metade vai receber o placebo para testar a eficácia. 

Já a chinesa Sinopharm assinou acordo com o Instituto de Tecnologia do Paraná para estudos e ensaios clínicos de uma vacina para covid-19. No entanto, para o início dos estudos ainda é necessária a liberação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, o governo do Paraná também anunciou acordo com a Rússia. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) deve assinar convênio nesta quarta-feira (12) com a estatal russa para produzir a vacina Sputnik V. Pelo acordo, o estado poderá testar, produzir e distribuir a vacina. A Rússia anunciou nesta terça (11) que registrou sua vacina, inicia a produção em massa em setembro e começará a distribuí-la no país em outubro.

O otimismo de Trump...

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou otimismo com vacinas experimentais contra a covid-19 e disse que uma imunização para a doença pode estar disponível no final do ano, "com bastante antecedência". "As vacinas estão avançando incrivelmente bem", afirmou o republicano, na coletiva de imprensa diária sobre a pandemia.

A vacina experimental desenvolvida em parceria entre a norte-americana Pfizer a alemã Biontech se mostrou promissora em sua fase inicial. Em artigo publicado no mês de julho, como prévia, a substância aparece como segura e capaz de induzir resposta imunológica.

No início de julho, as duas empresas anunciaram bons resultados em um teste realizado em voluntários dos Estados Unidos. O estudo inicial demonstrou uma indução "de alto nível" de reações de células T (de proteção) contra o novo coronavírus. De acordo com o teste, os voluntários que receberam duas doses da vacina produziram anticorpos neutralizadores de vírus.

A Pfizer e a Biontech já fizeram acordo para fornecer 100 milhões de doses de sua vacina ao governo dos Estados Unidos. 

O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, afirmou, na última segunda-feira (10), que qualquer imunizante norte-americano ou tratamento para o novo coronavírus seriam compartilhados com o mundo. Porém, a partilha só ocorrerá quando as necessidades dos Estados Unidos forem atendidas.

Mas e a vacina da Rússia?

Nesta terça-feira (11), o mundo foi pego de surpresa após o presidente russo, Vladimir Putin, anunciar que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra a covid-19. Apesar disso, o que se sabe a respeito da eficácia desta vacina é pouco e muitos pesquisadores expressam preocupação com a velocidade do desenvolvimento das vacinas russas, considerando que certas etapas poderiam ter sido ignoradas para acelerar o trabalho sob pressão das autoridades.

>>Rússia prepara produção em massa da vacina contra o coronavírus para setembro

>>Rússia batiza de "Sputnik V" a primeira vacina no mundo registrada contra o coronavírus

>>Putin anuncia que sua filha testou a vacina russa contra o coronavírus

Segundo informações presentes no painel da OMS que mostra o estágio de todas as vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento pelo mundo, a vacina russa, desenvolvida pelo Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya ainda consta como na primeira fase de todo o processo.

Os testes para esta vacina iniciaram em 18 de junho e tiveram um grupo de 18 voluntários. Em 23 de junho outras 20 pessoas receberam a dose. Em julho, a Rússia anunciou que a primeira fase de testes havia comprovado que a vacina é capaz de induzir a produção de anticorpos. A partir disso, outra versão da mesma vacina, em forma líquida, foi testada em mais 38 voluntários.

Agora, o Ministério da Saúde russo afirmou que, após o registro e a produção, a vacinação está prevista para iniciar em outubro deste ano de forma totalmente gratuita. Professores, médicos e indivíduos que trabalhem com atividades que envolvam lidar com um "grande número de pessoas" serão o grupo prioritário. 

No entanto, apesar da suposta eficácia, a Rússia não publicou estudos ou dados científicos a respeito dos testes que realizou.

A OMS reagiu com prudência ao anúncio feito pela Rússia e afirmou estar "em contato estreito com os russos". "A pré-qualificação de qualquer vacina inclui a revisão e avaliação rigorosas de todos os dados de segurança e eficácia necessários compilados durante os testes clínicos", afirmou Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS, durante uma videoconferência com a imprensa.

Para a OMS, no momento "é vital aplicar medidas de saúde pública que funcionem. Devemos continuar investindo no desenvolvimento de vacinas e tratamentos que nos ajudem a reduzir a transmissão no futuro", completou o porta-voz.

Comentários

Últimas notícias