MEIO AMBIENTE

Animal considerado extinto na natureza desde 1970 é encontrado na Indonésia

O último registro do mamífero em seu habitat natural datava da década de 1970

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/09/2020 às 8:54 | Atualizado em 04/09/2020 às 9:20
VALERIE ABBOTT/WIKIPEDIA
O animal raro ficou conhecido por sua vocalização única, descrita no estudo como um "uivo de lobo com tons de canto de baleia" - FOTO: VALERIE ABBOTT/WIKIPEDIA

Ao contrário do que acreditava a comunidade científica, o cão cantor da Nova Guiné não está extinto e ainda vive na natureza. A constatação foi publicada na segunda-feira (31), na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences". O último registro do mamífero em seu habitat natural datava da década de 1970. As informações são do G1.

Moradores do lado indonésio da ilha de Nova Guiné, dividida pela Indonésia e pela Papua-Nova Guiné, ouviram o uivo característico do animal. Eles, então, foram vistos e tiveram o sangue coletado por pesquisadores. As amostras foram comparadas com os cerca de 300 exemplares da espécie que viviam em cativeiro, e tiveram semelhança comprovada.

Para a revista "Science", a geneticista Elaine Ostrander, do Instituto Nacional de Genoma dos Estados Unidos, afirmou que havia na amostra traços de material genético de cães que vivem nas cidades da ilha. Porém, ela confirmou que essencialmente se trata da mesma espécie.

O desafio para os cientistas, agora, é permitir que os animais encontrados na natureza cruzem com os mantidos em criadouros para dar variabilidade genética e evitar que a população do cão-cantor-da-Nova-Guiné diminua ainda mais.

Comentários

Últimas notícias