A fumaça dos incêndios que devastam o oeste dos Estados Unidos atravessou o país e alcançou nesta terça-feira (15) o céu de Nova York, informaram sites de meteorologia.
De acordo com o site Clima da Área Metropolitana de Nova York, a fumaça, que deverá permanecer a uma altura de 4.500 a 6.000 metros acima da capital econômica americana, era responsável por um céu levemente enevoado desta terça-feira.
>> Trump afirma que árvores caídas "explodem" com incêndios florestais
>> Incêndios devastam a costa oeste dos Estados Unidos e deixam ao menos sete mortos
Há dias a fumaça estava presa acima da costa oeste devido a fortes pressões. Mas, na segunda-feira, começou a mover-se rumo ao leste do país.
Desde segunda-feira à noite, o Serviço Nacional do Clima menciona a presença de fumaça oriunda do oeste dos Estados Unidos e visível em fotos de satélites.
Embora a fumaça tenha provocado contaminação em cidades como Vancouver, Portland, Oregon ou San Francisco, acredita-se que terá impacto limitado na qualidade do ar de Nova York, de acordo com os especialistas. A fumaça deverá dispersar-se antes da quarta-feira.
As dezenas de focos de incêndio que devastam a costa oeste há dias deixaram pelo menos 35 mortos desde o início do verão boreal, 27 deles na última semana nos estados de Washington, Oregon e Califórnia.
No total, cerca de cinco milhões de hectares foram devastados pelo fogo, o que levou líderes democratas a insistir na necessidade de lutar contra a mudança climática.