Com mais de 300 indicações, grande é a especulação sobre quem será o ganhador do prêmio Nobel da Paz deste ano. O resultado que será divulgado na sexta-feira (9) tem grandes nomes entre os prováveis concorrentes, entre eles o da ativista sueca Greta Thunberg, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Neste ano, o Instituto Nobel divulgou que o prêmio está sendo disputado entre 211 indivíduos e 107 organizações. A premiação é alvo de apostas em todo mundo, atualmente a OMS é a mais cotada para sair como ganhadora. Ela entrou na lista por conta da resposta à pandemia da covid-19. Mas, ainda existem incertezas sobre a indicação da organização, já que a pandemia só foi declarada no dia 11 de março e as candidaturas são fechadas em janeiro.
ONGs que atuam na defesa do jornalismo também são apontadas como fortes concorrentes, como é o caso da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a americana Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). Entre outros nomes especulados estão o da chanceler alemã, Angela Merkel, do secretário-geral da ONU António Guterres e do Programa Mundial de Alimentos (PMA).
CONHEÇA OS GANHADORES JÁ ANUNCIADOS DO NOBEL 2020
Literatura - A poeta americana Louise Glück, de 77 anos, foi a vencedora de 2020. Nascida em Nova York, Glück foi premiada por sua "inconfundível voz poética, que, com uma beleza austera, torna a existência individual universal", afirmou a instituição.
Química - Duas geneticistas, a francesa Emmanuelle Charpentier e a americana Jennifer Doudna, são as vencedoras do Prêmio Nobel de Química em 2020 por suas pesquisas sobre as "tesouras moleculares", capazes de modificar os genes humanos, uma descoberta considerada "revolucionária".
Física - Os pesquisadores Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez, ganharam o prêmio deste ano graças as suas pesquisas sobre buraco negro e segredos da Via Láctea.
Medicina - O Nobel de 2020 foi atribuído aos americanos Harvey Alter e Charles Rice e o britânico Michael Houghton pela descoberta do vírus responsável pela hepatite C.
Comentários