O céu deve apresentar um show a parte na madrugada da próxima quarta-feira (21). Isso porque está previsto o pico da chuva de meteoros orionídeos, que ocorre em direção a constelação de Orion (das estrelas Alnitak, Alnilam e Mintaka), popularmente conhecida como As Três Marias. O fenômeno, que tradicionalmente ocorre neste período do ano, acontece por conta da poeira deixada durante as passagens do cometa Halley.
"A constelação que dá nome ao fenômeno é Órion, onde ficam localizadas as “Três Marias”, ou Cinturão de Órion. Da nossa perspectiva da Terra temos a impressão dos meteoros surgirem dessa constelação. Essa localização chamamos de radiante", explica o astrônomo do Grupo Astrope, James Solon.
A chuva de meteoros orionídeos já acontece desde 2 de outubro, e se estende até 7 de novembro, segundo previsão de pesquisadores. Mas é na madrugada da quarta (21), entre 0h e 3h, que o fenômeno estará mais intenso e evidente, com uma estimativa de 15 meteoros por hora.
De acordo com James, para presenciar o espetáculo não é necessário muito, apenas olhar para direção Leste, próximo ao local onde estão localizadas as Três Marias, no período de pico da chuva. "As Orionídeas podem ser observadas a olho nu, sem necessidade de instrumento astronômico".
Caso o observador possa se dirigir até um local mais afastado dos grandes centros urbanos, sem prédios e muita iluminação, a observação será ainda melhor. "É recomendado estar em local com menos iluminação pública e com o céu preferencialmente sem nuvens. Neste caso, quem puder estar mais afastado dos centros urbanos terá melhores condições de observação da chuva de meteoros", completou o pesquisador.
Chuva de Meteoros Orionídeos de 2019
Enquanto a madrugada de terça para quarta não chega, confira como foi a passagem desta chuva de meteoros no ano passado. O grupo Universo da Astronomia filmou tudo durante live realizada durante a madrugada de 21 para 22 de outubro de 2019, quando aconteceu o pico do fenômeno.
Chuva de meteoros
Confira registros de diversas chuvas de meteoros:
Comentários