Ciência

Marte mais próximo da Terra e chuva de meteoros: veja a programação da Semana Mundial do Espaço no Recife

A Semana Mundial do Espaço foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar as contribuições da ciência e da tecnologia espaciais no cotidiano das pessoas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 06/10/2020 às 12:16 | Atualizado em 06/10/2020 às 12:38
Foto: AFP
Quem quiser observar o fenômero deverá olhar durante a noite para o Leste, onde Marte estará - FOTO: Foto: AFP

Coincidindo com a possibilidade de observação de dois fenômenos astronômicos, o Espaço Ciência dá início no Recife, nesta terça-feira (6), à Semana Mundial do Espaço. O evento, que acontece em cerca de 90 países simultaneamente, segue até o próximo domingo (10). Com o tema “Os satélites melhoram a vida”, as atividades serão desenvolvidas de maneira remota. No período, os dois fenômenos observáveis serão o planeta Marte atingindo o ponto mais próximo da Terra e a Chuva de Meteoros Táuridas do Sul.

A Semana Mundial do Espaço foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar as contribuições da ciência e da tecnologia espaciais no cotidiano das pessoas. Durante o evento, serão divulgadas curiosidades, vídeos com propostas de experimentos e outras atividades sobre o tema “Os satélites melhoram a vida”. O material será postado no site e nas redes sociais do Espaço Ciência.

Nesta terça (6), Marte alcança o perigeu e poderá ser observado a partir das 18h, mas próximo das 3h da quarta-feira (7) que ele atinge a maior aproximação com a Terra, ficando a 62.711.427 quilômetros. Este fenômeno acontece em ciclos de 15 e 17 anos, o que significa que só se repetirá em 2035 ou 2037. Para observá-lo, é preciso olhar na direção leste. Quem desejar, pode fazer registros fotográficos e enviar para o Espaço Ciência através do e-mail [email protected]. As imagens serão postadas nas redes sociais do local.

A programação do evento é encerrada no domingo (10) com o desafio de observar e fotografar a Chuva de Meteoros Táuridas do Sul. O fenômeno acontece todos os anos, entre os dias 1º de outubro e 25 de novembro, quando a Terra passa por uma esteira de detritos deixada pelo cometa 2P/Encke.

Este ano, a taxa de meteoros será de cinco por hora, com radiante (origem visual) na constelação de Touro. Em outras palavras, na madrugada do sábado para o domingo, será possível observar na direção da lua minguante, ao leste. Apesar de ser uma chuva de meteoros de fraca a intermediária, ela é famosa por produzir bolas de fogo e meteoros brilhantes nas cores laranja, vermelho e amarelo.

Comentários

Últimas notícias