IMUNIZAÇÃO

Vacina de Oxford contra covid-19 gera resposta robusta na imunização de idosos, diz jornal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia declarado estar otimista em relação ao bom desempenho dos testes clínicos das vacinas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/10/2020 às 7:54 | Atualizado em 26/10/2020 às 8:03
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Meta é imunizar pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo e 90% para influenza - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Resultados obtidos em testes clínicos e divulgados na manhã desta segunda-feira (26), pelo jornal internacional Financial Times, apontam que a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com a empresa farmacêutica AstraZeneca, deve gerar uma resposta robusta na imunidade entre idosos, um dos grupos de risco para a covid-19. A vacina de Oxford faz parte de um acordo com o governo federal no Brasil, num projeto que envolve a Fiocruz.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia declarado estar otimista em relação ao bom desempenho dos testes clínicos das vacinas. Em 19 de outubro, por exemplo, Soumya Swaminathan, cientista-chefe da entidade, informou ter recebido dados positivos de diferentes vacinas sobre a imunização da população idosa, mas não chegou a citar nomes. 

"Algumas vacinas em desenvolvimento estão mostrando resultado muito positivos em imunização de pessoas idosas", declarou a cientista. De acordo com ela, tais dados foram obtidos pela OMS após a fase 2 de testes. "Esperamos que tenhamos vacinas que sejam eficazes para os mais idosos. É importante protege-los com vacinas", completou. 

Para especialistas, o resultado positivo obtido, no entanto, deve ser celebrado com cautela, já que isso não significa, necessariamente, que a vacina será segura de fato. Tal confirmação deve acontecer apenas mediante os dados de todos os idosos que participaram dos testes clínicos, o que deve acontecer entre novembro e dezembro deste ano. 

Vacinação em massa

Documentos internos da OMS revelam ainda que uma campanha de vacinação em massa para covid-19 deve acontecer apenas em 2022. Projeções realizadas por entidades em todo o mundo estimam que a demanda por vacinas em 2021 será de cerca de 110 milhões de doses, destinadas à imunização dos profissionais de saúde. 

Comentários

Últimas notícias