O ex-presidente Barack Obama parabenizou seu colega democrata Joe Biden por sua "vitória histórica e decisiva" neste sábado nas eleições nos Estados Unidos e pediu aos cidadãos que superem as divisões e busquem "um terreno comum".
"Assim que todos os votos forem contados, o presidente eleito Biden e a vice-presidente eleita (Kamala) Harris terão uma vitória histórica e decisiva", disse Obama, antecessor de Donald Trump que teve Biden como vice-presidente por seus oito anos na Casa Branca.
- Sem reconhecer vitória de Biden, campanha de Trump promete iniciar batalha legal na segunda-feira
- Kamala Harris faz história e se torna a primeira vice-presidente dos EUA
- Biden promete ser 'o presidente de todos os americanos'
- Biden e a difícil missão de restabelecer a diplomacia tradicional americana
- Milhares de pessoas comemoram vitória de Biden em várias cidades dos EUA
- Planalto vê manifestação sobre vitória de Biden como afobação e Bolsonaro silencia
- Confira imagens da festa dos apoiadores de Joe Biden nos Estados Unidos
Obama reconheceu que Biden, de 77 anos, enfrentará "uma série de desafios extraordinários que nenhum outro presidente recém-eleito jamais enfrentou - uma pandemia aguda que assola o país, uma economia e um sistema judicial muito desiguais, uma democracia em risco e o perigo climático".
"Sei que ele vai fazer o trabalho levando em conta o interesse de todos os americanos, independentemente se votaram nele ou não", disse o ex-presidente que nas últimas semanas de campanha se mobilizou intensamente para apoiar a campanha de Biden.