Cantando "Isso não acabou!" e "Parem o roubo!", apoiadores do presidente Donald Trump protestaram em capitais estaduais americanas em todo o país neste sábado, 7, recusando-se a aceitar a derrota e ecoando as alegações infundadas de Trump de que os democratas venceram por meio da fraude.
De Atlanta e Tallahassee a Austin, Bismarck, Boise e Phoenix, multidões que variam em tamanho de algumas dezenas a alguns milhares - alguns deles carregando armas abertamente - lamentaram a notícia da vitória de Joe Biden, após mais de três dias cheios de suspense de votação - a contagem colocou o democrata no topo. Houve conflitos em algumas cidades.
- Líderes de estado da Europa e América do Sul parabenizam Joe Biden; Brasil não se manifesta
- Governadores brasileiros parabenizam Biden; Doria convida democrata a visitar SP
- Joe Biden teve maior votação da história dos Estados Unidos
- Donald Trump jogava golfe quando houve anúncio de que Biden o derrotou nos Estados Unidos
- Entenda os próximos passos nas eleições dos Estados Unidos
- Trump volta a questionar projeção que aponta vitória de Biden nos Estados Unidos
Em Atlanta, cerca de mil apoiadores de Trump protestaram. Não houve registro de violência, mas a polícia interveio em um momento para separar os oponentes de Trump dos apoiadores. Biden detém uma pequena vantagem na Geórgia, que não é democrata desde 1992.
Em Harrisburg, na Pensilvânia, também houve manifestação de cerca de mil apoiadores do republicano, com cerca de duas dúzias de homens fortemente armados. Outros grupos de tamanho semelhante protestaram em Phoenix, no Arizona, e Austin, Texas.
Comentários