ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Trump pede a seus seguidores para 'reverter' resultado das eleições dos Estados Unidos

Apesar do pedido de Trump, nenhuma fraude em massa foi provada durante as eleições presidenciais

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/11/2020 às 23:34 | Atualizado em 25/11/2020 às 23:34
MANDEL NGAN / AFP
Trump tem no Twitte 88 milhões de seguidores, mas conta também foi bloqueada após a invasão do Capitólio - FOTO: MANDEL NGAN / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (25) a seus partidários que devem trabalhar para anular os resultados das eleições de 3 de novembro, alegando que foram "fraudadas" para assegurar a vitória do democrata Joe Biden.

Em um cenário curioso, o presidente falou pelo viva-voz do telefone, ao lado de seu advogado Rudy Giuliani, com senadores republicanos do estado da Pensilvânia.

"Temos que reverter a eleição", disse Trump. "Esta eleição foi fraudada", acrescentou, repetindo várias teorias da conspiração, rejeitadas em tribunais de todo o país.

Os resultados da Pensilvânia, um estado-chave para determinar o desenrolar da eleição, foram certificados oficialmente na terça-feira a favor de Biden.

Nenhuma fraude em massa foi provada durante as eleições presidenciais, e Biden encaminha-se para ser declarado o 46º presidente dos Estados Unidos em 14 de dezembro, quando o Colégio Eleitoral determinará constitucionalmente o novo mandatário.

Biden, que recebeu 80 milhões de votos, contra quase 74 milhões para Trump, somou a maioria ampla de 306 delegados na eleição. O republicano teve 232.

A vitória de Biden foi anunciada em 7 de novembro. Desde então, Trump apresentou diversos recursos na justiça para tentar provar que foi alvo de fraude, sem sucesso até agora.

Sem aceitar a derrota, Trump, porém, autorizou na segunda-feira o início do processo de transição de poder para Biden cuja posse está programada para 20 de janeiro.

O pedido de Trump desta quarta-feira os seguidores aconteceu durante uma audiência realizada na sala de conferências de um hotel de Gettysburg por senadores da Pensilvânia.

Trump tinha presença confirmada no evento, mas a viagem foi cancelada na última hora.

"Foi uma eleição que ganhamos facilmente. Ganhamos por muito", afirmou o presidente em fim de mandato. "Esta eleição foi manipulada".

"É um momento muito importante na história de nosso país. E vocês fazem um serviço muito importante para nosso país", continuou, por telefone, o presidente.

"Trump, Trump, Trump!", gritou o público após o discurso.


Últimas notícias