CORONAVÍRUS

Após andar sem máscara em praia, presidente do Chile vai se denunciar ao Ministério da Saúde

No país andino, o uso de máscaras é obrigatório para tentar frear a disseminação do novo coronavírus

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 07/12/2020 às 12:47 | Atualizado em 07/12/2020 às 12:52
GOVERNO DO CHILE/DIVULGAÇÃO
A autodenúncia ocorrerá, apesar de o mandatário ter se desculpado posteriormente - FOTO: GOVERNO DO CHILE/DIVULGAÇÃO

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, se denunciará ao Ministério da Saúde do país por ter caminhado pela praia de Cachagua, a 164 km de Santiago, sem máscara. A autodenúncia ocorrerá, apesar de o mandatário ter se desculpado posteriormente. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (7) pelo porta-voz do governo, Jaime Bellolio. No país andino, o uso de máscaras é obrigatório para tentar frear a disseminação do novo coronavírus.

“Esta é uma infração administrativa, embora o Ministério da Saúde não estivesse fiscalizando aquela área. Por isso, ele vai entrar com a autodenúncia, e, com isso, poderá ser acionado pela autoridade administrativa”, disse Bellolio em entrevista a uma rádio local.

“Ele reconhece que foi um erro e que deveria ter posto uma máscara. Portanto, tendo reconhecido, ele assume essa eventual falta administrativa”, completou.

A declaração de Bellolio ocorre depois que o ministro da Saúde, Enrique Paris, afirmou, no domingo, que o presidente "não cumpriu a norma" e que, sendo assim, deveria se denunciar.

Piñera pediu desculpas

Depois de ser flagrada no passeio sem máscara, o próprio presidente explicou o que aconteceu em sua conta do Instagram. “Ontem (sábado) saí para dar um passeio na praia, o que não fazia desde o ano passado. O passeio foi bastante solitário até que algumas pessoas me reconheceram e me pediram para tirar uma foto”, explicou Piñera. "Sem dúvida devia ter posto a máscara, mas pela rapidez com que os acontecimentos ocorreram não o fiz e foi um erro que lamento e peço desculpa ", acrescentou.

“Sem dúvida, o cuidado pessoal é muito importante para evitar o contágio e todos devemos respeitá-lo”, concluiu.

Por causa da violação das normas sanitárias, um advogado apresentou uma ação-crime contra o presidente. Para o jurista Luis Mariano Rendón, autor da ação, "o Presidente da República deve ser o mais rigoroso no cumprimento das normas sanitárias . Deve dar exemplos a todos os habitantes do país de como cuidar de nós mesmos e de como cuidar de nossos semelhantes."

 

Comentários

Últimas notícias