IMUNIZANTE

Moderna diz que Estados Unidos comprou 100 milhões de doses adicionais de vacina

Doses serão enviadas entre o fim de dezembro deste ano e o segundo trimestre de 2021

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 11/12/2020 às 21:17 | Atualizado em 11/12/2020 às 21:20
JOEL SAGET/AFP
O acordo prevê a entrega de 168.000 doses da vacina da Moderna antes do final de dezembro - FOTO: JOEL SAGET/AFP

A farmacêutica americana Moderna anunciou nesta sexta-feira, 11, que o governo dos Estados Unidos exerceu sua opção de compra de mais 100 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19, prevista no acordo anterior que destinava 200 milhões de doses aos EUA. As doses já encomendadas pelo país serão enviadas entre o fim de dezembro deste ano e o segundo trimestre de 2021, informou a empresa.

>> Tire as principais dúvidas sobre a vacina contra covid-19 no Brasil

>> Resultados de vacina da Moderna são 'incrivelmente impressionantes', diz Fauci à AFP

O acordo assinado entre Moderna e EUA ainda prevê a opção de compra de mais 300 milhões de doses pelo governo americano. "Garantir mais 100 milhões de doses da Moderna até junho de 2021 expande ainda mais nosso suprimento de vacinas em todo o portfólio da Operação Warp Speed", disse o secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar, que complementou que a nova compra pode aumentar a confiança dos americanos de que todos poderão ser vacinados no país.

Eficácia do imunizante

A vacina fabricada pela farmacêutica americana Moderna tem eficácia de 94,1%, de acordo com o anúncio feito no dia 30 de novembro, quando a empresa anunciou uso emergencial do seu imunizante contra o coronavírus nos Estados Unidos e na Europa.

>> Vacina da Moderna gera ao menos três meses de imunidade, segundo estudo

Segundo a Moderna, o imunizante também aparentou ser seguro, ainda que alguns participantes tenham experimentado dores de cabeça e outras reações leves a moderadas.

"Acreditamos que nossa vacina fornecerá uma ferramenta nova e poderosa que pode mudar o curso desta pandemia e ajudar a prevenir doenças graves, hospitalizações e mortes", disse à época o CEO da Moderna, Stéphane Bancel.

Comentários

Últimas notícias