IMUNIZAÇÃO

Tire as principais dúvidas sobre a vacina contra covid-19 no Brasil

Imunização é uma das medidas mais importantes de prevenção contra a doença

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 03/12/2020 às 23:55 | Atualizado em 04/12/2020 às 0:00
JOEL SAGET/AFP
O acordo prevê a entrega de 168.000 doses da vacina da Moderna antes do final de dezembro - FOTO: JOEL SAGET/AFP

Cada novidade divulgada sobre as vacinas contra a covid-19 traz um pouco mais de esperança para a população mundial. Afinal, essa imunização é uma das medidas mais importantes de prevenção contra a doença. Quanto mais pessoas receberem a dose, menor é o risco de adoecimento.

>> Brasil registra mais de 50 mil novos casos de covid-19; total chega a 6.487.084

>> Pernambuco não fará compra direta de vacinas contra covid-19 junto a laboratórios

Contudo, várias dúvidas ainda giram em torno desse assunto. Pensando nisso, o JC preparou uma reportagem com as principais respostas sobre a vacina contra o novo coronavírus no Brasil. Por isso, preste atenção nas respostas e, se for sair de casa, lembre-se da máscara e do álcool em gel.

Quais vacinas estão fechadas com o governo brasileiro?

Somente a de Oxford. Na última quarta-feira (02), a Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para viabilizar a compra dos imunizantes produzidos pela Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e distribuição de 100 milhões de doses do produto.

O Estado de São Paulo assinou um contrato, em setembro, para aquisição de 46 milhões de doses da Coronavac, imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Mais de 1 milhão de doses da vacina já se encontram no Brasil. Até o final de dezembro, chegarão mais 6 milhões e, em janeiro, mais 40 milhões.

Importante destacar que somente vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem ser aplicadas no País. Até o momento, o órgão não aprovou nenhum imunizante ainda. Além da vacina de Oxford e Coronavac, outras empresas negociam com o governo brasileiro, como é o caso da alemã Pfizer.

Quando começa a vacinação?

Ainda não há uma data específica para o começo da vacinação no Brasil. Porém, há uma previsão de que a imunização no País comece em março, segundo o Ministério da Saúde.

Já em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) disse que a vacinação deverá começar em janeiro de 2021, com a Coronavac. Ele se mostrou indignado com a previsão do Ministério da Saúde. De acordo com Doria, o Estado não irá esperar que se confirme a previsão do Governo Federal.

A vacina vai ser oferecida para toda a população?

A princípio não. Na terça-feira (1º), o Ministério da Saúde divulgou as definições preliminares da estratégia de vacinação contra a covid no Brasil. A imunização deve acontecer em quatro etapas, priorizando idosos, trabalhadores de saúde e população indígena. A estrutura final do plano só vai ficar pronta quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrar os primeiros imunizantes.

Primeira fase

Na primeira fase, devem entrar trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, e população indígena.

Segunda fase

Em um segundo momento, entram pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase

A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares).

Quarta fase

A quarta e última deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Qual a eficácia das principais vacinas?

AstraZeneca/Oxford

No dia 23 de novembro, o laboratório britânico AstraZeneca e a Universidade de Oxford anunciaram, em um comunicado conjunto, que a vacina contra covid-19 desenvolvida pela parceria mostrou eficácia de 90% nos testes. Os resultados preliminares incluíram testes em mais de 2 mil pessoas, incluindo 131 que contraíram a covid. A eficácia ficou entre 62% e 90%, dependendo da quantidade de doses aplicadas.

"A eficácia e segurança desta vacina confirmam que será muito efetiva contra a covid-19 e que terá um impacto imediato nesta emergência de saúde pública", afirmou o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, no comunicado.

Pfizer/BioNTech

O laboratório farmacêutico Pfizer anunciou, no dia 9 de novembro, que sua vacina, produzida em conjunto com a BioNTech, tem eficácia de 90%, de acordo com a primeira análise intermediária do teste de fase 3, a última etapa antes do pedido formal de homologação.

"Os primeiros resultados da fase 3 de nosso teste de vacina contra a covid-19 apresentaram as provas iniciais de nossa vacina para prevenir esta doença", afirmou o presidente da Pfizer, Albert Bourla.

Com base nessas projeções, as duas empresas disseram que pretendem fornecer 50 milhões de doses no mundo em 2020 e até 1,3 bilhão no ano que vem.

Moderna

A vacina fabricada pela farmacêutica americana Moderna tem eficácia de 94,1%, de acordo com o anúncio feito no dia 30 de novembro, quando a empresa anunciou uso emergencial do seu imunizante contra o coronavírus nos Estados Unidos e na Europa.

>> Vacina da Moderna gera ao menos três meses de imunidade, segundo estudo

Segundo a Moderna, o imunizante também aparentou ser seguro, ainda que alguns participantes tenham experimentado dores de cabeça e outras reações leves a moderadas.

"Acreditamos que nossa vacina fornecerá uma ferramenta nova e poderosa que pode mudar o curso desta pandemia e ajudar a prevenir doenças graves, hospitalizações e mortes", disse o CEO da Moderna, Stéphane Bancel.

Coronavac

Os resultados da eficácia da vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan ainda não foram divulgados. O que se sabe sobre o imunizante é que ele chegou à fase final, a 3, com milhares de voluntários, principalmente no Brasil.

Comentários

Últimas notícias