Pandemia

'Nenhuma evidência concreta' de que nova cepa de covid-19 seja mais contagiosa, diz Estados Unidos

"Não há evidências fortes de que esse vírus seja mais transmissível, (mas) há evidências claras de que ele está mais presente na população", disse o conselheiro-chefe do programa de vacinação nos Estados Unidos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 21/12/2020 às 22:48 | Atualizado em 21/12/2020 às 22:53
ARMANDO BABANI/AFP
A passenger wearing a protective suit pushes a luggage cart at Frankfurt International Airport in Frankfurt am Main, western Germany, on December 19, 2020, amid the ongoing novel coronavirus / COVID-19 pandemic. According to press reports, thousands of passengers are expected to travel through the airport in Frankfurt during pre-Christmas days. - FOTO: ARMANDO BABANI/AFP

Ainda não se sabe ao certo se a nova variante do coronavírus descoberta no Reino Unido é mais contagiosa, mas os Estados Unidos estão conduzindo estudos para obter mais informações, disse um alto funcionário americano nesta segunda-feira (21).

"Não há evidências fortes de que esse vírus seja mais transmissível, (mas) há evidências claras de que ele está mais presente na população", disse Moncef Slaoui, conselheiro-chefe do programa de vacinação nos Estados Unidos.

O cientista, especialista em vacinas e ex-executivo farmacêutico, espera que experimentos de laboratório mostrem que a nova cepa responda às vacinas e aos tratamentos existentes.

Enquanto vários países fecham suas fronteiras com o Reino Unido, Slaoui afirma que a variante pode ter prevalecido há muito tempo em território britânico, mas que os cientistas só agora começaram a investigá-la, criando a impressão de um aumento nas infecções.

"Pode ser que as infecções tenham acontecido sem que saibamos e agora estamos percebendo um aumento, ou talvez tenha uma transmissibilidade maior", disse.

"O que está claro é que (a nova variante) não é mais patogênica", enfatizou, o que significa que não foi demonstrado que ela cause uma doença mais grave.

Sobre a questão do contágio, para determinar causa e efeito, seria necessário fazer experimentos com animais alojados no mesmo local e infectá-los deliberadamente, afirmou.

Isso mostraria o nível de carga viral necessária para infectar outro animal.

Os Centros Nacionais de Saúde (NIH) já estão realizando estudos de laboratório sobre a variante do coronavírus, para determinar se os anticorpos contra a cepa dominante da covid-19 serão eficazes contra ela, explicou Slaoui.

"É muito provável que seja o resultado esperado", disse ele.

 

Últimas notícias