nova cepa

Detectado na França 1º caso da nova cepa de covid-19 surgida no Reino Unido

O primeiro caso positivo confirmado na França da nova variante do vírus foi detectado em um francês residente no Reino Unido e que está assintomático

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 26/12/2020 às 9:04 | Atualizado em 26/12/2020 às 9:06
AFP FOTOS
CHRU Hopital de Tours - Hopital Bretonneau in Tours, onde foi confirmado o primeiro caso da mutação britânica do coronavírus - FOTO: AFP FOTOS

Um primeiro caso da nova cepa de covid-19 que surgiu no Reino Unido foi detectado nesta sexta-feira (25), na localidade de Tours, centro da França, anunciou o Ministério da Saúde francês.

O primeiro caso positivo confirmado na França da nova variante do vírus foi detectado em um francês residente no Reino Unido e que está assintomático, informou o Ministério em um comunicado, no qual informou que o contagiado foi isolado em quarentena.

Após ter chegado "de Londres em 19 de dezembro (...), recebeu atendimento médico em um hospital e no dia 21 testou positivo", informou o ministério, assegurando que se trata do "primeiro contagiado pela variante VOC 202012/01", em território francês.

Entenda a mutação do coronavírus

Segundo o previsto no protocolo implantado após a descoberta no sudeste da Inglaterra desta cepa, possivelmente mais contagiosa, foi solicitado um "sequenciamento" do vírus que contagiou o cidadão francês ao Centro Nacional de Referência de Vírus e Infecções Respiratórias (CNR), que confirmou nesta sexta a infecção por esta variante.

"As autoridades sanitárias procederam ao 'contact-tracing' (rastreamento de contatos) dos profissionais de saúde que cuidaram do paciente e das pessoas com as quais teve contato para que façam um isolamento estrito", acrescentou em um comunicado.

Além deste caso, "até agora, vários amostras positivas que poderiam evocar a variante VOC 202012/01 estão em curso de sequenciamento nos laboratórios do CNR", acrescentou o ministério. 

Últimas notícias