ESTADOS UNIDOS

Trump diz para manifestantes que invadiram Congresso irem para casa e pede paz

O presidente divulgou um vídeo em suas redes sociais em que pede aos manifestantes que invadiram o Congresso nesta quarta-feira (6) para que saiam do prédio e voltem para casa "em paz"

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Estadão Conteúdo

Publicado em 06/01/2021 às 19:22 | Atualizado em 06/01/2021 às 20:43
Notícia
X

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um vídeo em suas redes sociais em que pede aos manifestantes que invadiram o Congresso nesta quarta-feira (6) para que saiam do prédio e voltem para casa "em paz". O líder da Casa Branca, contudo, voltou a dizer, sem apresentar provas, que a eleição presidencial foi "fraudulenta".

Simpatizantes de Trump invadiram o Capitólio, após um comício que o presidente realizou nas proximidades da sede do Congresso americano, e interromperam uma sessão conjunta da Câmara de Representantes e do Senado para certificar a vitória de Joe Biden.

"Eu conheço sua dor, tivemos uma eleição que foi roubada de nós, mas vocês têm que ir para casa agora. Precisamos ter paz. Precisamos ter lei e ordem", disse o republicano. "Não queremos ninguém machucado", frisou.

Trump já havia feito um apelo no Twitter para que seus apoiadores protestassem de modo pacífico. A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, disse que Guarda Nacional foi enviada para o Congresso. Já o vice-presidente do país, Mike Pence, pediu o fim da violência.

Antes da invasão no Capitólio, os legisladores aliados de Trump haviam questionado a certificação dos votos do Arizona. O próprio presidente, por sua vez, declarou que nunca admitirá a derrota para Biden. O democrata conquistou 306 votos no Colégio Eleitoral, contra 232 do republicano.

Tags

Autor