POLÍTICA

Presidente da Câmara dos EUA diz estar pronta para iniciar 2º processo de impeachment contra Trump

Será apresentado na Câmara dos Representantes nesta segunda-feira (11) um documento com artigo de impeachment do presidente assinado por 180 parlamentares

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 11/01/2021 às 7:14 | Atualizado em 11/01/2021 às 7:14
Notícia
X

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou neste domingo (10) que está pronta para iniciar o segundo processo de impeachment contra o presidente Donald Trump, a menos que ele seja destituído do cargo nos próximos dias.

Pelosi, a principal democrata no Congresso, disse que "prosseguiremos com a apresentação da legislação de impeachment" ao plenário da Câmara dos Representantes se Trump não for removido por seu gabinete sob a 25ª emenda da constituição como inapto para permanecer no cargo.

Se o vice-presidente Mike Pence não concordar, "prosseguiremos com a apresentação da legislação de impeachment" ao plenário da Câmara dos Representantes, avisou Pelosi.

"Ao proteger nossa Constituição e nossa Democracia, agiremos com urgência, porque este presidente representa uma ameaça iminente para ambos", continuou.

"Com o passar dos dias, o horror do ataque contínuo à nossa democracia perpetrado por este presidente se intensifica e também a necessidade imediata de ação".

Trump já foi a julgamento uma vez na Câmara Baixa, controlada pelos democratas, em dezembro de 2019 por pressionar o líder da Ucrânia a encontrar podres políticos sobre Joe Biden, na época seu provável adversário nas eleições presidenciais de 2020.

O presidente, porém, foi absolvido pelo Senado, de maioria republicana.

Embora o tempo esteja se esgotando, os democratas provavelmente têm votos suficientes na Câmara Baixa para aprovar um novo pedido de impeachment de Trump, e podem até atrair algum apoio republicano para a medida.

É improvável, porém, que reúnam a maioria de dois terços necessária para condenar Trump no Senado.

O presidente eleito Joe Biden tomará posse em 20 de janeiro.

Tags

Autor