POLÍTICA
Trump se despede da Casa Branca: 'governar os EUA foi a maior honra da minha vida'
Trump quebrará uma tradição de 150 anos ao não participar da cerimônia de posse do sucessor, Joe Biden
A poucas horas da posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos, o atual ocupante do cargo, Donald Trump, se despediu da Casa Branca, por volta das 10h desta quarta-feira, 20, pelo horário de Brasília.
- Biden herdará um país dividido e falta de unidade até em sua base política
- Contrariando Trump, equipe de Biden afirma que EUA não irá levantar proibição de viagens
- Biden presta homenagem às vítimas da covid-19 na véspera da posse
- 'Rezem' pela equipe de Biden, diz Trump em seu último dia na Presidência
- Saiba detalhes sobre a cerimônia de posse de Joe Biden como presidente dos EUA
O mandatário caminhou pelo tapete vermelho e embarcou no helicóptero presidencial junto a sua mulher, Melania Trump, pouco depois das 8h15 (10h15 de Brasília), em direção à Base Aérea Andrews, onde participará de evento com apoiadores. "Foi a maior honra da minha vida governar o país. Eu amo o povo americano", disse a repórteres o presidente republicano.
Trump quebrará uma tradição de 150 anos ao não participar da cerimônia de posse do sucessor, Joe Biden. O democrata assume a Presidência dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20), abrindo um novo capítulo em um país dividido e em crise, situação que se refletirá na transferência de comando, marcada por extrema segurança após o ataque ao Capitólio e pela ausência do predecessor.
Em uma cidade sitiada e quase irreconhecível, com 25.000 agentes da Guarda Nacional e reforços policiais chegando de todo país, Biden fará o juramento às 17h GMT (14h de Brasília), em frente à ala oeste do Capitólio, em uma cerimônia sem a tradicional multidão que se aglomera na esplanada para saudar o novo presidente. Em seu lugar, estarão milhares de bandeiras americanas para lembrar as mais de 400.000 mortes que a pandemia de coronavírus já deixou no país.
Também estará acompanhado dos ex-presidentes democratas Barack Obama e Bill Clinton e pelo ex-presidente republicano George W. Bush.Sua vice-presidente, Kamala Harris, entrará para a história como a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela também é a primeira negra de origem indiana a ser escolhida para o posto. A pessoa encarregada de tomar o juramento será a juíza da Suprema Corte Gloria Sotomayor, a primeira magistrada de origem latina a chegar à mais alta instância da Justiça americana.