POLÍTICA

Trump se despede da Casa Branca: 'governar os EUA foi a maior honra da minha vida'

Trump quebrará uma tradição de 150 anos ao não participar da cerimônia de posse do sucessor, Joe Biden

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Estadão Conteúdo

Publicado em 20/01/2021 às 11:10 | Atualizado em 20/01/2021 às 11:11
Notícia
X
A poucas horas da posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos, o atual ocupante do cargo, Donald Trump, se despediu da Casa Branca, por volta das 10h desta quarta-feira, 20, pelo horário de Brasília.
O mandatário caminhou pelo tapete vermelho e embarcou no helicóptero presidencial junto a sua mulher, Melania Trump, pouco depois das 8h15 (10h15 de Brasília), em direção à Base Aérea Andrews, onde participará de evento com apoiadores. "Foi a maior honra da minha vida governar o país. Eu amo o povo americano", disse a repórteres o presidente republicano.
 
Trump quebrará uma tradição de 150 anos ao não participar da cerimônia de posse do sucessor, Joe Biden. O democrata assume a Presidência dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20), abrindo um novo capítulo em um país dividido e em crise, situação que se refletirá na transferência de comando, marcada por extrema segurança após o ataque ao Capitólio e pela ausência do predecessor.
 
Em uma cidade sitiada e quase irreconhecível, com 25.000 agentes da Guarda Nacional e reforços policiais chegando de todo país, Biden fará o juramento às 17h GMT (14h de Brasília), em frente à ala oeste do Capitólio, em uma cerimônia sem a tradicional multidão que se aglomera na esplanada para saudar o novo presidente. Em seu lugar, estarão milhares de bandeiras americanas para lembrar as mais de 400.000 mortes que a pandemia de coronavírus já deixou no país.
 
Também estará acompanhado dos ex-presidentes democratas Barack Obama e Bill Clinton e pelo ex-presidente republicano George W. Bush.Sua vice-presidente, Kamala Harris, entrará para a história como a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela também é a primeira negra de origem indiana a ser escolhida para o posto. A pessoa encarregada de tomar o juramento será a juíza da Suprema Corte Gloria Sotomayor, a primeira magistrada de origem latina a chegar à mais alta instância da Justiça americana.

Tags

Autor