Pandemia

G7 se compromete a distribuir mais de um bilhão de doses de vacinas contra covid-19

Países concordaram em distribuir vacinas anticovid até o final de 2022 para compensar o atraso da imunização nos países pobres

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Estadão Conteúdo

Publicado em 13/06/2021 às 11:52 | Atualizado em 13/06/2021 às 12:44
Notícia
X

O G7 adotou, neste domingo (13), um plano para doar mais de um bilhão de doses de vacinas contra o coronavírus até o final de 2022, a fim de erradicar a pandemia, anunciou o primeiro-ministro britânico. A discussão teria sido feita durante uma cúpula marcada por uma nova dinâmica a favor do multilateralismo ocidental, com os Estados Unidos na liderança.

"Pedi a meus colegas para ajudar a preparar e distribuir as doses necessárias para imunizar o mundo até o final de 2022", disse Boris Johnson em uma entrevista coletiva. "Os líderes estão comprometidos com mais de um bilhão de doses", financiando-as ou por meio do dispositivo de compartilhamento Covax, acrescentou.

JUSTIN TALLIS/AFP
Anúncio foi feito por Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido - JUSTIN TALLIS/AFP

Diante dos apelos à solidariedade que se multiplicaram nos últimos meses, eles concordaram em distribuir um bilhão de doses de vacinas anticovid até o final de 2022 para compensar o atraso da imunização nos países pobres e promover uma recuperação mais rápida e igualitária.

Isso é muito pouco, lamentaram muitos atores, de ONGs à Organização Mundial da Saúde (OMS): pelo menos 11 bilhões de doses são necessárias para acabar com a pandemia. Os líderes do G7 também traçaram um plano de batalha na esperança de que o mundo esteja pronto em menos de 100 dias para lidar com uma nova pandemia e pediram uma nova investigação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a origem do vírus na China para descobrir se poderia ter vindo de um acidente de laboratório.

A diplomacia também teve um lugar de destaque durante essa cúpula de três dias, com a China e a Rússia na mira. O G7 pediu a Pequim que "respeite os direitos humanos" em Xinjiang, onde vive a minoria uigur, e em Hong Kong. E exortou a Rússia a cessar "suas atividades desestabilizadoras", em particular por meio de ataques cibernéticos, de acordo com o comunicado final.

Vacinação no mundo

A quantidade de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a covid-19 chegou neste sábado, 12, a 54.433.932, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O número representa 25,71% da população brasileira. Levando em consideração as pessoas que receberam as duas doses, a quantidade é de 23.644.928, 11,17% dos habitantes.

No total, o País aplicou neste sábado, segundo dados fornecidos por 23 Estados, 605.761 doses, sendo 591.349 em pessoas que receberam a primeira dose e 14.412 para quem recebeu a dose de reforço da vacina, necessária para completar a imunização.

O Mato Grosso do Sul é o Estado onde a aplicação da primeira dose está mais avançada, em números proporcionais. Lá, 35,75% da população recebeu a vacina. Já nos dados relativos à segunda dose, a vacinação está mais avançada no Rio Grande do Sul, onde 14,22% da população recebeu a imunização completa.

Tags

Autor