Superlua

'Lua de Morango' acontece nesta quinta-feira (24); veja dicas para ver a última superlua de 2021

Por causa da proximidade do astro com ao planeta Terra, a chamada "Lua de Morango" parecerá maior a olho nu

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 24/06/2021 às 11:56
Notícia
X

Os admiradores de eventos astronômicos terão, nesta quinta-feira (24), a última oportunidade do ano de observar uma "superlua". Por causa da proximidade do astro com ao planeta Terra, a chamada "Lua de Morango" parecerá maior a olho nu.


Por que Lua de Morango?


A Lua de Morango recebeu essa nomenclatura por causa de tradições dos nativos norte-americanos, que davam nomes a todas as Luas cheias do ano, associando-as a fenômenos naturais e culturais, a exemplo da Lua Rosa (chegada da primavera) e Lua de Neve (inverno), conforme o UOL. Ou seja, os nomes têm origem cultural, e não astronômica.


No caso da Lua de Morango, o nome representa a época em que os morangos selvagens ficam maduros naquele país. Segundo especialistas, a lua não estará de outra cor, mas ao nascer pode se mostrar mais amarelada, alaranjada ou até avermelhada, mas isso dependerá das condições atmosféricas do lugar de onde se olha para a Lua.


Como ver a Lua de Morango?


Aqueles que querem ver a Lua de Morango, a última superlua do ano, não vão precisar de instrumentos ou conhecimentos astronômicos. Mas vale destacar que o melhor momento para observá-la sempre será durante a primeira hora após o seu nascimento, pois é quando ela aparenta estar ainda maior e pode ter belas variações de tonalidade.

 

"Nosso cérebro potencializa o tamanho aparente da Lua cheia quando a vemos perto de prédios, árvores, montanhas. O efeito visual fica mais significativo", explica o professor de Astronomia do Colégio do Corpo de Bombeiros, Romário Fernandes, ao Diário do Nordeste.


A Lua cheia nasce pouco tempo após o pôr do Sol. No dia 24, ela chega por volta das 18h30. O satélite natural estará bem cheia e brilhante até sábado: no dia 25, ela nasce um pouco mais tarde, por volta de 19h30; no dia 26, às 20h37.

Tags

Autor