Céu

Veja quando e onde ver a maior superlua do ano e eclipse lunar do dia 26 de maio

Lua cheia parecerá maior e mais brilhante

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 24/05/2021 às 18:31 | Atualizado em 24/05/2021 às 22:55
Notícia
X

Dois fenômenos astronômico acontecem simultaneamente nos céus nesta quarta-feira (26), a maior superlua de 2021 e um eclipse lunar total. O satélite natural da Terra terá seu ponto máximo de aproximação com o nosso planeta, conhecido como perigeu, ficando maior e mais brilhante. Ao mesmo tempo, o Sol se posicionará de um lado da Terra e a Lua ficará exatamente do lado oposto, em alinhamento. Além disso, o durante o eclipse, o satélite natural da Terra pode ficar uma cor avermelhada, fenômeno chamado por alguns de "Lua de Sangue".

Superlua

A superlua aparecerá a leste a partir das 18h20, e poderá ser vista não apenas no Brasil, mas em todo o globo. Esta será a segunda e a maior superlua do ano. Na primeira, que aconteceu em 26 de abril, o satélite estava 157 km mais longe que agora.

A Superlua acontece quando o satélite da Terra fica cheia ao mesmo tempo em que chega ao seu ponto de órbita mais próximo da Terra, chamado de Perigeu, fazendo com que ele apareça maior e mais brilhante. Nesse período, a lua fica a 363 mil quilômetros da Terra.

Reprodução/Nasa/Scientific Visualization Studio
Mapa que mostra locais onde será possível ver o eclipse lunar total de maio de 2021 - Reprodução/Nasa/Scientific Visualization Studio

Eclipse lunar

Com cerca de 15 minutos de duração, a fase total desse eclipse terá seu melhor ponto de observação na Nova Zelândia, Austrália e Ilhas Pacíficas. Aqui pelo Brasil, no entanto, apenas a fase parcial poderá ser vista, e a partir das 5h47 (horário de Brasília), de acordo com o site Time and Date.

Os eclipses lunares são caracterizados quando o Sol e a Lua se posicionam exatamente em lados opostos da Terra. Assim, o nosso planeta impede que parte da luz do sol chegue até a lua. A nossa atmosfera também filtra a luz, dando à Lua um toque avermelhado, razão pela qual o fenômeno é apelidado de "Lua de Sangue".

Tags

Autor