Pandemia

Dois medicamentos para artrite reduzem as mortes por covid-19, concluiu estudo

O estudo levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendar o uso de medicamentos

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 07/07/2021 às 9:44
Notícia
X

Os medicamentos tocilizumab e sarilumab, utilizados em casos de artrite, reduzem o risco de morte e a necessidade de respiradores em pacientes com covid-19, segundo uma análise de quase 11.000 doentes divulgada nesta terça-feira(6).

O estudo foi publicado no Journal of American Medical Association e levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendar o uso de medicamentos, conhecidos como inibidores da IL-6, além de corticosteroides entre pacientes com covid grave ou crítica.

Manu Shankar-Hari, principal autor do estudo, disse à AFP que a pesquisa representou uma "evidência definitiva" a favor dessas drogas após estudos que produziram resultados mistos.

Entre hospitalizados com covid, a administração de uma das drogas junto com corticosteroides reduziu o risco de morte em 17% em comparação com o uso de corticosteroides isoladamente.

Em pacientes que não estão sendo tratados com respiradores, o risco de morrer ou mudar para ventiladores foi reduzido em 21% em comparação com o uso exclusivo de corticosteroides.

Tocilizumabe e sarilumabe são usados para tratar a artrite reumatoide, uma doença autoimune, inibindo os efeitos da interleucina IL-6, um tipo de proteína chamada citocina que estimula o corpo a aumentar uma resposta inflamatória.

 

 

ia/ft/GM/lda/jc

Tags

Autor