Opinião

No Brasil, 80 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19

O número equivale a quase 38% de toda a população e quase 51% da população vacinável. Estão totalmente imunizados mais de 28,1 milhões de brasileiros, 13,4% da população geral. Veja os destaques de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cláudio Humberto
Publicado em 07/07/2021 às 6:47
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
APOIO País já forneceu mais de 500 milhões de doses de vacinas anticovid a outras nações necessitados - FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Oitenta milhões de vacinados

O Brasil ultrapassa nesta terça-feira (7) a marca de 80 milhões de pessoas que já receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19, o que equivale a quase 38% de toda a população e quase 51% da população vacinável. Estão totalmente imunizados mais de 28,1 milhões de brasileiros, 13,4% da população geral. Já foram aplicadas 1,12 milhão de vacinas Janssen, que requer apenas uma dose para a imunização total. Equivalem a 1% das doses aplicadas. O Mato Grosso do Sul é o estado mais avançado na campanha de vacinação: 22,5% estão imunizados e 43,7% receberam uma dose. O Amapá do vice-presidente da CPI da covid, Randolfe Rodrigues (Rede), ainda é lanterninha na vacinação: só 24% receberam uma dose. O estado de São Paulo já aplicou uma dose em 44,6% da população, cerca de 27,2 milhões de doses foram administradas.

Tucano no berço de Lula

Levantamento do Paraná Pesquisa em São Bernardo (SP) mostra que o prefeito Orlando Morando (PSDB) reina absoluto no município onde mora Lula e se localiza o Sindicato dos Metalúrgicos, que o ex-presidente usou para fundar o PT e catapultar sua carreira política. Apesar de os gestores públicos estarem muito desgastados em razão da pandemia, a atuação de Morando tem a aprovação recorde dos munícipes, que o colocam também na liderança da intenção de votos para o governo de São Paulo. Indagados sobre a gestão do prefeito de São Bernardo, apenas 20,1% a reprovam, contra o apoio de mais dois terços dos eleitores (74,6%). Para 38,6%, Morando é o candidato favorito governador. É a soma de Alckmin (10,5%), Boulos (9,8%), Haddad (9,5%) e França (9,1%). O Paraná Pesquisa entrevistou uma amostra de 705 eleitores em São Bernardo do Campo, entre os dias 1 e 3 de julho.

Por dinheiro

O "mercado" tenta levar vantagem em tudo. Projeta PIB de até 6% em 2021, mas usa fantasias para derrubar bolsa e inflar o dólar. Diverte-se apostando no pior, mesmo improvável, só para ganhar uns trocados.

Escolha agrada

Confirmado próximo indicado do presidente Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal, o ministro André Mendonça agrada o Senado e o próprio STF. Esse destino tem sido previsto desde o início do governo.

Pano, rápido

Foi até engraçado observar a reação da oposição, na CPI da covid, quando Fernando Bezerra (MDB-PE) reclamou do vazamento ilegal de dados do celular de uma testemunha para o "Fantástico". Trataram logo encerrar o assunto para não se falar em apuração rigorosa do crime.

Só aumenta

Estudo realizado pela ValeCard revelou que a gasolina completou, em junho, 13 meses de altas consecutivas. Só no mês passado, o preço do litro do combustível subiu 1,41% nos postos, a R$ 5,915 em média.

Bye, Correios

Ex-líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP) classificou como "ótima notícia" a decisão do governo federal de vender 100% da estatal dos Correios. Informou ainda que a proposta terá seu voto.

Nem um

O senador Carlos Viana (PSD-MG) espera que a Justiça "não reduza um centavo" das indenizações que a Vale deve pagar às famílias de trabalhadores mortos em Brumadinho. Cada uma receberá R$ 1 milhão.

Frase

"Tenho bem claro o que não quero para o meu país". Deputada Janaina Paschoal, recusando uma certa "frente ampla com a esquerda"

 

Comentários

Últimas notícias