EUA

Incêndio Dixie devasta cidade na Califórnia; veja imagens

Cerca de cinco mil pessoas lutam para tentar conter o incêndio

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 06/08/2021 às 3:37
Notícia
X

Um enorme incêndio atingiu uma pequena cidade no norte da Califórnia, horas depois do pedido das autoridades para que os residentes abandonassem as suas casas imediatamente.

O centro de Greenville, uma comunidade no norte do estado, foi devastado pelas chamas depois que fortes ventos empurraram o incêndio Dixie naquela direção.

"Eu diria que a maior parte do centro de Greenville está completamente destruída", tuitou o fotógrafo Stuart Palley, mostrando imagens da devastação.

"Meu coração está partido por esta bela cidade", completou.

O incêndio Dixie carboniza bosques no norte da Califórnia desde meados de julho, mais uma consequência da crise climática provocada pelo calor sufocante e uma seca alarmante.

As autoridades já haviam emitido alertas aos residentes de Greenville e nas proximidades de Chester, onde ventos de até 56 km/h atiçaram as chamas de Dixie, o maior incêndio ativo neste momento no estado.

As chamas têm crescido tanto que estão criando um microclima.

"Fizemos tudo o que podíamos", disse a jornalistas o porta-voz dos bombeiros da Califórnia, Mitch Matlow. "Às vezes não é suficiente", acrescentou.

Imagens da AFP mostravam postes da rede elétrica cedendo ao calor do incêndio e só algumas estruturas ainda estão de pé.

As chamas atingiram a cidade de 800 habitantes por volta das 16h locais (17h de Brasília) da quarta-feira, segundo Jake Cagle, do serviço florestal.

"O comportamento do incêndio é intenso. Não é algo com que estamos acostumados", disse ele em um vídeo postado na noite de quarta-feira.

Cagle acrescentou que os bombeiros enfrentaram a resistência de alguns moradores que se negavam a deixar o local, o que os obrigou a dedicar tempo e recursos a resgatar pessoas que estavam no caminho do fogo.

"Pessoas que não querem sair apontaram armas para os bombeiros", disse nesta quinta.

"Foi um dia difícil", acrescentou.

 "Explosivo" 

Cerca de cinco mil pessoas lutam para tentar conter o incêndio, que se tornou no sexto maior da história do estado, segundo o departamento de bombeiros da Califórnia.

Mas a baixa umidade e as condições locais favoreceram a propagação do fogo, que avança de forma "explosiva" em vários locais, segundo pessoas na linha de frente do combate às chamas.

O gabinete do xerife do condado de Plumas continuava emitindo ordens de evacuação nesta quinta-feira, alertando os moradores da cidade de Taylorsville que devem partir.

O condado de Lassen também instruiu os moradores de Westwood a deixarem a região.

Em meados de julho, a área queimada na Califórnia era de mais de 250% em relação a 2020, que por sua vez foi o pior ano da história moderna do estado.

Dixie reviveu as lembranças de Paradise, o incêndio mais mortal da Califórnia em sua história recente.

Então, linhas elétricas defeituosas desataram as chamas que varreram o norte da cidadezinha de Paradise em 2018, matando 86 pessoas. A Pacific Gas and Electric, a maior companhia elétrica da Califórnia, foi considerada responsável.

Tags

Autor