OLIMPÍADAS

Olimpíadas de Tóquio chegam ao fim e saudosismo domina brasileiros nas redes sociais

Cerimônia de Encerramento acontece na manhã deste domingo (8), no Japão, após 19 dias de competição

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 08/08/2021 às 9:47 | Atualizado em 08/08/2021 às 10:03
Notícia
X

Depois de 19 dias de competição, chegou o momento da despedida das Olimpíadas de Tóquio 2020. Neste domingo, desde às 8h (horário de Brasília), acontece a tradicional cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos mais atípicos dos últimos tempos por terem sido disputados em meio a uma pandemia, com restrição de público em quase todas as competições. E o fim da competição mundial foi dominado pelo saudosismo entre os brasileiros, que conseguiram conquistar 21 medalhas: 7 de Ouro, 6 de Prata e 8 de Bronze.

Nas redes sociais, muita emoção foi dividida pela população brasileira. Principalmente pelo fato de que, enquanto a competição acontecia nesses quase 20 dias, os brasileiros puderam tirar o foco da pandemia de covid-19, que tantas vidas levou - no Brasil, mais de 550 mil mortes.

A presença da ginasta Rebeca Andrade como porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi muito festejada. Rebeca ganhou o ouro no salto e prata no individual geral. Ela embarcaria de volta para o Brasil com a equipe de ginástica na quarta (4/8), mas prorrogou a permanência no Japão por mais alguns dias para fechar a presença do Brasil com chave de ouro.

Miriam Jeske/COB
Ginasta Rebeca Andrade representa o Brasil na Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Tóquio, no Japão - Miriam Jeske/COB

Alguns países estão sendo representados por voluntários, já que, devido à pandemia de covid-19, algumas delegações, especialmente as menores, deixaram o Japão assim que suas competições terminaram. O Brasil foi representado por Hebert Conceição, Ana Carolina Corte, o treinador Francisco Porath, a ginasta Rebeca Andrade, Bira (colaborador do COB) e Sebastião Pereira (sub-chefe de Missão).

DESEMPENHO

O Brasil encerra sua participação nas Olimpíadas de Tóquio com a melhor campanha da história. A seleção brasileira de vôlei feminino não foi párea para os Estados Unidos na final realizada na madrugada deste domingo (8) e acabou derrotada por 3 a 0, com parciais de 25 a 21, 25 a 20 e 25 a 14. Beatriz Ferreira também ficou com a medalha de prata ao perder a final da categoria peso leve por decisão unânime dos juízes, para a irlandesa Kellie Harrington. Com isso, o Brasil terminou na melhor posição de sua história, o 12º lugar, e bateu o recorde de pódios, com 21 medalhas conquistadas. As melhores marcas anteriores eram a 13º posição e 19 medalhas, conquistadas na Rio 2016. A campanha em Tóquio também igualou o maior número de ouros em uma edição, com sete. Foram ainda seis pratas e oito bronzes.

Tags

Autor