anistia

Talibã anuncia anistia geral no Afeganistão. Entenda o que é

Uma anistia geral foi anunciada para todos os funcionários do Estado, aos quais pediram que voltem a trabalhar normalmente, dois dias após a tomada poder no Afeganistão.

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira, AFP

Publicado em 17/08/2021 às 16:13
Notícia
X

Com informações da Rádio Jornal

Os talibãs anunciaram nesta terça-feira (17) uma anistia geral para todos os funcionários do Estado, aos quais pediram que voltem a trabalhar normalmente, dois dias após a tomada poder no Afeganistão. "Uma anistia geral foi decretada para todos (...) portanto devem retomar sua vida cotidiana com total confiança", anunciaram os talibãs em um comunicado.

Desde que entraram em Cabul no domingo, após uma ofensiva relâmpago que permitiu o controle de quase todo o país em apenas 10 dias e provocou a fuga do presidente Ashraf Ghani, os talibãs multiplicam gestos que pretendem ser tranquilizadores.

>> Orem pelo Afeganistão: internet pede orações após o Talibã assumir controle do país

Nesta terça-feira, a vida era retornava ao normal em Cabul. Muitas lojas reabriram as portas, o tráfego era intenso e as pessoas voltaram às ruas. Os talibãs organizam o fluxo nas ruas e instauraram postos de controle.

Mas os habitantes da capital têm medo, sobretudo as mulheres, que em sua maioria não se arriscam a sair às ruas. Entre 1996 e 2001, quando governaram o país, os talibãs adotaram uma visão extremamente rigorosa da lei islâmica. As mulheres eram impedidas de trabalhar e estudar.

O que é anistia?

Na língua portuguesa, anistia significa esquecimento. O termo é usado para perdoar condutas que são reprováveis. De forma histórica, a anistia é concedida na transição de regimes, guerras, grandes comoções públicas e outros fatos semelhantes. No caso do Talibã, a decisão por uma anistia geral quer dizer que os crimes cometidos e já julgados podem ser perdoados pelo grupo.

Atualmente, os líderes do Talibã pedem que as pessoas confiem no grupo  e na estrutura governamental baseada na lei sharia, mas não entraram em detalhes de como a lei islâmica será interpretada.

 

Tags

Autor