Resgate

Brasil tenta vagas em voos humanitários para resgatar brasileiros que estão no Afeganistão

Ao todo, seis brasileiros relataram estar no país. Na segunda (16), o Itamaraty tinha informado não haver registro de cidadãos brasileiros residindo ou em trânsito no Afeganistão

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 19/08/2021 às 22:59 | Atualizado em 19/08/2021 às 23:09
Notícia
X

Ao menos dois brasileiros estão buscando ajuda humanitária para deixar o Afeganistão. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o governo brasileiro busca vaga em voos humanitários para resgatar os cidadãos que estão no país. Eles não tiveram os nomes divulgados, mas pediram apoio para deixar Afeganistão após a tomada do poder pelo Talibã, no último domingo (15).

A operação para retirada dos brasileiros está sendo feita pelo Ministério das Relações Exteriores. De acordo com fontes do jornal paulista, seis brasileiros fizeram contato com a área consular do Itamaraty e disseram estar no Afeganistão. Desse total, dois pediram ajuda para deixar o país.

O grupo seria composto, majoritariamente, por pessoas que têm vínculos familiares no país e que não chegaram à região recentemente.

Na segunda-feira (16), o Itamaraty tinha emitido nota informando não haver registro de cidadãos brasileiros residindo ou em trânsito no Afeganistão.

Na nota, o governo brasileiro expressou "profunda preocupação com a deterioração da situação no Afeganistão e as graves violações dos direitos humanos". O Itamaraty também pediu "rápido engajamento" da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer canais de diálogo e disse esperar que o Conselho de Segurança da ONU possa atuar para assegurar a paz na região.

"O governo brasileiro conclama os atores envolvidos a proteger os civis, respeitar o Direito Internacional Humanitário, garantir o acesso desimpedido da ajuda humanitária e respeitar os direitos fundamentais do povo afegão, em especial de mulheres e meninas. É necessário preservar os ganhos obtidos nas últimas décadas em matéria de proteção de direitos humanos, fortalecimento da democracia e desenvolvimento socioeconômico no Afeganistão", diz o texto.

Tags

Autor