TRAGÉDIAS

Relembre as 5 piores catástrofes envolvendo tsunamis no mundo

Alguns países do mundo, sobretudo os banhados pelo Oceano Pacífico, já sofreram grandes catástrofes provocadas pelas grandes ondas e terremotos

Julianna Valença
Cadastrado por
Julianna Valença
Publicado em 16/09/2021 às 16:14
Foto: AFP
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,3 no litoral da Indonésia causou um tsunami em quatro países do Oceano Índico - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

As grandes ondas, também chamadas de Tsunamis, são fenômenos naturais que podem destruir cidades inteiras ao atingir o continente. Alguns países do mundo, sobretudo os banhados pelo Oceano Pacífico, já sofreram grandes catástrofes provocadas pelas ondas e vivem há décadas com o risco iminente de uma nova devastação.

>> Quais os riscos de chegar um tsunami na Bahia causado pela erupção de um vulcão? O que é um tsunami e como ele ocorre? Qual sua causa?

>> Vulcão capaz de gerar grande tsunami na Bahia entra em estado de alerta

Relembre os maiores desastres:

2004: Sudeste Asiático

Foto: AFP
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,3 no litoral da Indonésia causou um tsunami em quatro países do Oceano Índico - Foto: AFP

Em 26 de dezembro de 2004 um tremor submarino de magnitude 9,3, frente à ilha indonésia de Sumatra, marcou a história como o mais poderoso dos últimos 40 anos. A atividade sísmica criou grandes ondas no oceano, destruindo dezenas países do Sudeste Asiático. Estima-se que 220 mil pessoas morreram na tragédia.

Este é considerado um dos maiores desastres naturais da história. Segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos, o terremoto liberou uma energia equivalente a de 23.000 bombas como a lançada sobre Hiroshima.


2006: Indonésia

Um terremoto submarino classificado com magnitude de 7,7 na escala Richter provocou um tsunami na costa sul da ilha de Java, na Indonésia, em 27 de julho de 2006. A devastação na cidade deixou cerca de 654 mortos.

2010: Chile

Foto: AFP
O Serviço de Hidrografia e Oceanografia da Armada (Shoa) indicou que a réplica "não reúne condições para tsunami na costa do Chile" - Foto: AFP

No dia 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de magnitude 8,8 sucedido de um tsunami com ondas de mais de 3 metros afetou o centro-sul do Chile. As ondas deixaram cerca de 555 mortos e desaparecidos, a maioria na região de Maule.

2010: Indonésia 

Em 25 de outubro de 2010 a Indonésia foi atingida por mais um tsunami. As ondas foram provocadas por um terremoto de magnitude 7,7 no arquipélago de Mentawai, em frente a Sumatra. Mais de 400 pessoas morrem em decorrência da tragédia.

2011: Japão 

Um tsunami de 10 metros de altura atingiu as costas de Sendai, nordeste do Japão, em 11 de março de 2011. A onda veio depois de um violento tremor de 8,9 de magnitude registrado frente às costas do arquipélago.

O terremoto seguido de tsunami deixou cerca de 15.853 mortos e 3.282 desaparecidos. A região com mais vítimas fatais foi a de Miyagi.

Comentários

Últimas notícias