ABALOS SÍSMICOS

4.222 tremores são detectados no parque nacional Cumbre Vieja, na Espanha

Os tremores colocam a ilha em alerta amarelo para uma erupção

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 16/09/2021 às 16:29
Notícia
X

Autoridades espanholas detectaram atividades sísmicas na área próxima ao vulcão de Teneguia, localizado nas Ilhas Canárias, na Espanha. A situação deixa todos em alerta para uma possível erupção vulcânica nos próximos dias ou semanas, mesmo que não haja evidências de que isso pode acontecer de imediato. O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores e estima-se que possam ocorrer outros.

>> Quais os riscos de chegar um tsunami na Bahia causado pela erupção de um vulcão? O que é um tsunami e como ele ocorre? Qual sua causa?

>> Vulcão capaz de gerar grande tsunami na Bahia entra em estado de alerta

Segundo o G1, mais de 11 milhões de metros cúbicos de magma entraram no Cumbre Vieja nos últimos dias. O pico teria aumentado em cerca de 6 centímetros nos últimos dias.

Os tremores colocam a ilha em alerta amarelo para uma erupção. O sistema é classificado em quatro classificações, sendo o estágio amarelo o segundo.

As Ilhas Canárias estão a cerca de 100 quilômetros da costa do Marrocos. Além do Teneguia, outros vulcões também compõem a região. Recentemente um deles também abriu um alerta para um possível risco de tsunami no Brasil, caso entre em erupção.

*Com informações do G1

Tags

Autor