DESTRUIÇÃO

Lava do vulcão nas Canárias desce lentamente para o mar; acompanhe

As impressionantes línguas de lava cinzas e laranjas continuam descendo lentamente do vulcão, destruindo árvores, estradas e casas em seu caminho

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 21/09/2021 às 14:46 | Atualizado em 21/09/2021 às 21:00
Notícia
X

As colunas de lava do vulcão Cumbre Vieja continuam engolindo tudo o que encontram em seu caminho, na lenta descida para a costa da ilha de La Palma, no arquipélago espanhol das Canárias (sudoeste), gerando preocupações pela possível emissão de gases tóxicos.

Acompanhe a erupção

Uma retomada da atividade do vulcão, que entrou em erupção no domingo (18) à tarde, obrigou a remoção de outras 500 pessoas na noite de segunda-feira, totalizando 6.000 deslocados nesta ilha em frente à costa noroeste da África.

A lava "avança implacavelmente para o mar", lamentou o presidente da região canária, Ángel Víctor Torres, que descreveu "a impotência diante do avanço dessa 'lavagem' (...) que já levou casas nesta região dedicada à agricultura, e que continuará levando outras casas em seu trajeto até o mar".

As impressionantes línguas de lava cinzas e laranjas continuam descendo lentamente do vulcão, destruindo árvores, estradas e casas em seu caminho, segundo as imagens publicadas por autoridades e moradores.

JOSE MARIA MONTESDEOCA / AFP
A nova fissura surgiu e expeliu mais lava, forçando outras 500 pessoas a fugir - JOSE MARIA MONTESDEOCA / AFP
JOSE MARIA MONTESDEOCA / AFP
A fumaça da lava sobe resfriada após a erupção do vulcão - JOSE MARIA MONTESDEOCA / AFP
JOSE MARIA MONTESDEOCA / AFP
A fumaça sobe da lava resfriada após a erupção do vulcão Cumbre Vieja nas ilhas Canárias de La Palma - JOSE MARIA MONTESDEOCA / AFP
JOSE MARIA MONTESDEOCA / AFP
Uma nova fissura surgiu no vulcão em erupção nas Ilhas Canárias, na Espanha, expelindo mais lava e forçando outras 500 pessoas a fugir, enquanto especialistas observavam de perto seu progresso em direção ao mar - JOSE MARIA MONTESDEOCA / AFP
DESIREE MARTIN / AFP
A fumaça sobe da lava resfriada perto de El Secadero, Todoque, em Los Llanos de Aridanes, nas Ilhas Canárias de La Palma - DESIREE MARTIN / AFP
DESIREE MARTIN / AFP
A fumaça sobe da lava resfriada perto de El Secadero, Todoque, em Los Llanos de Aridanes, nas Ilhas Canárias de La Palma - DESIREE MARTIN / AFP

Por enquanto, a erupção do Cumbre Vieja destruiu 166 construções e a lava cobre 103 hectares de La Palma, segundo o sistema europeu de observação espacial Copernicus, que publicou no Twitter uma imagem de satélite da ilha com as áreas afetadas.

 

O encontro do magma ardente com o mar - inicialmente previsto para segunda-feira à noite, mas adiado devido ao ritmo mais lento de avanço - pode gerar explosões, ondas de água fervente ou inclusive nuvens tóxicas, de acordo com a página do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

"As nuvens criadas pela interação entre a água do mar e a lava são ácidas", explica à AFP Patrick Allard, diretor de pesquisa do instituto francês de Geofísica do Globo, em Paris. "Podem ser perigosas se alguém estiver muito perto", alerta.

A cerca de dois quilômetros do mar, o magma avança agora por volta dos 200 metros por hora. As autoridades não informaram, no entanto, quando poderia chegar ao mar.

Na previsão, o governo regional das Canárias decretou um "raio de exclusão de 2 milhas náuticas" ao redor de onde os fluxos de lava devem chegar, pedindo aos curiosos que não se desloquem à área.

Em La Palma, desde domingo à noite, quando adiou sua saída para comparecer à Assembleia Geral da ONU, o presidente do governo espanhol Pedro Sánchez também pediu prudência: "Temos que tentar evitar a proximidade tanto do magma quanto do próprio vulcão", pediu o presidente, que fará uma viagem relâmpago a Nova York e voará de volta para a ilha.

O rei Filipe VI também visitará La Palma na quinta-feira.

 O surgimento de uma nova fissura eruptiva ontem à noite - a nona desde o início da atividade do Cumbre Vieja no domingo - obrigou a remoção de outras 500 pessoas em El Paso, elevando o total de deslocados para 6.000 em toda esta ilha de quase 85.000 habitantes.

Um deles é Israel Castro Hernández, que testemunhou sua casa ser destruída pela erupção - a primeira registrada na ilha desde 1971.

"O vulcão diz 'saio por aqui' e acaba com toda a sua vida praticamente", lamenta este homem de 46 anos, em entrevista à AFPTV.

Junto a ele, sua esposa Yurena Torres Abreu ainda não conseguia assimilar o que aconteceu.

"Continuamos olhando para lá e não conseguimos acreditar. Ainda pensamos que nossa casa está debaixo desse vulcão", contou emocionada. "Não há o que fazer. É a natureza".

O vulcão expele colunas de fumaça que alcançam centenas de metros de altura e entre 8.000 e 10.500 toneladas de dióxido de enxofre por dia, segundo o Involcan. Apesar disso, o espaço aéreo da ilha permanece aberto e espera-se que os 48 voos programados para esta terça-feira sejam tomados com normalidade.

O Cumbre Vieja estava sob forte vigilância há uma semana devido a uma intensa atividade sísmica e, segundo o Involcan, a erupção pode durar "várias semanas ou alguns meses".

"Sabemos quando começou, mas não sabemos o quanto resta", lamentou Juan Aragón, um morador de La Palma que também precisou deixar sua casa.


Tags

Autor