LAVA

Animais são resgatados em área atingida por vulcão nas Ilhas Canárias; veja vídeo

A ação é uma corrida contra o tempo para minimizar os danos do avanço da lava

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 21/09/2021 às 9:39 | Atualizado em 21/09/2021 às 10:11
Notícia
X

O trabalho de evacuação das áreas próximas ao vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, localizada na costa africana, continua. Nessa segunda-feira (21), a equipe do Corpo de Bombeiros do local compartilhou imagens do resgate de animais de áreas que seriam afetadas. A ação é uma corrida contra o tempo para minimizar os danos do avanço da lava.

>> Quais as chances do vulcão que entrou em erupção nas Ilhas Canárias provocar um tsunami no Brasil?

"Entre as tarefas que estamos realizando: resgate de animais, revisão e confirmação de evacuações, extinção de focos evitando propagação, retirada de tanques de combustíveis...", explica o efetivo, em uma rede social.

A erupção vulcânica começou no último domingo (19) - esta é a primeira manifestação do fenômeno em 50 anos -, em uma região pouco povoada da Ilha de La Palma, com 85 mil habitantes. A ilha fica ao noroeste das Canárias. De acordo com as autoridades, já foram evacuadas 5.500 pessoas (entre elas, cerca de 500 turistas).

Veja vídeos da erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias

 

A lava do Cumbre Vieja segue em direção à água, destruindo tudo o que toca. O vulcão ainda continuava ativo nesta terça-feira (21). "A lava se movimenta em direção à costa, e os danos serão materiais. De acordo com os especialistas, há um volume de lava entre 17 milhões e 20 milhões de metros cúbicos", disse o presidente regional Angel Victor Torres.

Polêmica

A ministra do Turismo da Espanha, Reyes Maroto, criou polêmica ao lembrar que os hotéis estão abertos, convidando os turistas a se aproximarem da ilha para presenciarem "o que a natureza trouxe para La Palma", declarações das quais se retratou posteriormente.

Quando a lava quente ferve a água do mar, desencadeia uma série de reações químicas e físicas que provocam colunas de névoa ácida, que pode ser tóxica.

 

Além disso, pode haver explosões capazes de esculpirem rochas a mais de 200 metros e ondas de altas temperaturas que entram na terra.

O governo regional das Canárias informou, no entanto, que não previa novas evacuações por enquanto.

Os impressionantes rios de lava arrasaram árvores, invadiram casas e estradas, como mostram vários vídeos publicados nas redes sociais.

Tags

Autor