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Confira as regras para armas e munições em sets de cinema

A morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, após levar um tiro de uma arma cenográfica apresentada como inofensiva ao ator Alec Baldwin durante as filmagens de um western, voltou a acender a polêmica sobre o uso de armas de fogo em sets de cinema

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AFP

Publicado em 25/10/2021 às 21:41 | Atualizado em 26/10/2021 às 3:23
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A morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, após levar um tiro de uma arma cenográfica apresentada como inofensiva ao ator Alec Baldwin durante as filmagens de um western, voltou a acender a polêmica sobre o uso de armas de fogo em sets de cinema.

No "boletim de segurança", divulgado pela indústria do cinema e da televisão constam regras estritas e muito detalhadas.

As mais importantes, em maiúsculas no cabeçalho do documento, estipulam: "Os cartuchos de festim podem matar. Tratar todas as armas de fogo como se estivessem carregadas. Nenhuma 'munição real' deve ser usada jamais ou levada a um estúdio ou um set".

Tratam-se, no entanto, de "recomendações", não obrigatórias.

Nenhuma lei federal se aplica especificamente ao uso de armas de fogo em sets. A maioria dos estados americanos adota as regras de segurança no trabalho ou às armas de fogo em geral.

"Não há escolas de armeiros no cinema. Geralmente, a gente se torna aprendiz em uma sociedade de locação de armas e é enviado às filmagens, aprende-se fazendo", explica à AFP Guillaume Delouche, armeiro de Hollywood há 30 anos.

Segundo ele, a Califórnia é o único estado que exige que "todas as pessoas encarregadas de armas" em uma filmagem, armeiros ou cenógrafos, façam uma formação específica de quatro horas sobre as regras de segurança que devem seguir em um set de filmagens.

São usados dois tipos de armas diferentes: armas inertes, de plástico ou látex, e armas capazes de produzir uma detonação. Os cineastas as preferem pela chama visível que sai do cano, embora esta possa ser acrescentada na pós-produção com efeitos especiais.

"Quando falamos de 'acessórios' em uma filmagem, nos referimos a uma réplica em látex que não dispara. Não é uma pistola de festim", explica no Twitter SL Huang, dublê e armeira do cinema. "As armas de festim são armas reais", capazes de atirar balas reais, insiste.

Os canos das armas automáticas e semiautomáticas são tampados, mas as armas manuais, como revólveres e carabinas do tipo Winchester usadas nos western, são usadas sem alterações, explica Delouche.

"O que se chama de munição real é uma bala de verdade, um cartucho no qual se coloca um projétil que acabará seu percurso em um alvo, após ter passado pelo cano", lembra Delouche.

No cinema, as munições reais são usadas em raríssimas ocasiões, "e unicamente em campos de tiro ou locais apropriados", absolutamente nunca em um set, diz.

Um cartucho de festim não contém projétil, apenas uma carga de pólvora, e um detonador que a ativa para produzir a explosão.

Há, por fim, uma terceira de categoria de munições, as balas de teste.

"Desde 1993 as fabricamos nós mesmos, não são balas verdadeiras neutralizadas, mas balas fabricadas para ser inertes: jamais houve detonador ou pólvora", o que evita acidentes, explica Delouche.

Estas balas são usadas para dar ilusão de munição real, por exemplo para um primeiro plano do carregamento de uma arma.

A arma entregue a Baldwin foi apresentada como uma "arma fria". Na linguagem do cinema, significa uma arma totalmente vazia, sem sequer um cartucho de teste no interior. Pode ser manipulada livremente e acionada sem perigo.

"Quando uso uma arma fria, sou MUITO CLARA com os atores e a equipe a respeito. Eu a abro e mostro que a arma é fria", afirma SL Huang.

Quando as filmagens passam para as "armas quentes", carregadas com cartuchos de festim, anuncia-se repetidamente em voz alta e por rádio para que todo mundo saiba.

"Não se carrega o número exato de cartuchos de festim necessários para a cena. Só usamos as 'armas quentes' pelo tempo necessário para a gravação dos disparos", cenas geralmente "muito, muito curtas", continua SL Huang.

"Quando a cena termina, entramos e verificamos as armas. Ninguém se mexe até que acabemos", insiste.

Desde 1993 e após a morte do ator Brandon Lee, "não houve nenhum incidente com armas de fogo em um set", porém mais de 40 foram registrados em outros locais (construção, acrobacias, etc...), observa Delouche.

SL Huang insiste na multiplicação de checagens para evitar que um erro isolado termine em tragédia. "Se alguém comete um erro, há outros múltiplos" fatores "que garantem a segurança", argumenta.

 

 

 

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