COP26

Papa Francisco pede orações pelo sucesso da COP26

Ele também pediu orações para que "este encontro possa fornecer respostas eficazes, dando esperança às gerações futuras"

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 31/10/2021 às 12:09 | Atualizado em 31/10/2021 às 12:09
Notícia
X

O papa Francisco pediu, neste domingo (31), orações pelo sucesso da COP26, um encontro crucial para o futuro do planeta, que ele espera poder dar "respostas efetivas" às gerações futuras. "A cúpula das Nações Unidas sobre mudança climática, a COP26, começa hoje em Glasgow, na Escócia. Oremos para que os gritos da Terra e dos pobres sejam ouvidos", declarou o papa após rezar o Angelus na Praça São Pedro no Vaticano.

Ele também pediu orações para que "este encontro possa fornecer respostas eficazes, dando esperança às gerações futuras". O apelo do papa foi feito depois que os líderes presentes na cúpula do G20 em Roma concordaram em limitar o aquecimento global a +1,5°C com relação aos níveis pré-industriais.

"É hora de agir, e agir juntos" contra as mudanças climáticas, a pandemia e a pobreza, exortou o papa Francisco em um texto divulgado neste domingo pelo jornal italiano Il Corriere della Sera.

O texto faz parte do prefácio de um livro que será lançado em 12 de novembro com as reflexões e informes sobre a recepção da encíclica "Laudato si" de Francisco dedicada à defesa do meio ambiente.

É também uma mensagem aos líderes do G20 reunidos em Roma neste domingo, véspera da importante conferência sobre as mudanças climáticas em Glasgow (Reino Unido).

"Há uma crise ecológica, representada pelo 'grito da terra', e uma crise social, representada pelo 'grito dos pobres', que se tornaram mortais por uma crise sanitária: a pandemia de covid-19", adverte o papa Francisco.

"No entanto, não esqueçamos que as crises também são janelas de oportunidades: são ocasiões para reconhecer e aprender com os erros do passado", escreve. "É hora de pensar grande, de repensar nossas prioridades (...) e de reprogramar nosso futuro. É hora de agir, de agir juntos, é hora", conclui o líder dos 1,3 bilhão de católicos.

O livro, que será eletrônico e publicado por ocasião da COP26, poderá ser baixado gratuitamente a partir do dia 12 de novembro no site do "Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral" do Vaticano, promotor da publicação.


 

Tags

Autor