CORONAVÍRUS

Holanda anuncia quarentena após disparada de casos de covid-19; Europa virou epicentro da pandemia

Novos casos de infecção passaram de 16 mil pelo segundo dia consecutivo na Holanda nesta sexta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 12/11/2021 às 23:37 | Atualizado em 12/11/2021 às 23:38
Notícia
X

Com informações da Reuters

A Holanda retomará uma quarentena parcial a partir deste sábado (13) por causa do aumento dos casos de covid-19. A medida valerá por três semanas. Será o primeiro país europeu a voltar a adotar medidas mais restritivas diante da disparada nos índices da pandemia no continente.

O governo ordenou que restaurantes e lojas fechem cedo e proibiu espectadores em grandes eventos esportivos. Supermercados e comércios não essenciais terão que fechar cedo, e medidas de distanciamento social voltam a valer. Também foi recomendado que não mais do que quatro visitantes sejam recebidos em uma residência.

Novos casos de infecção pelo coronavírus passaram de 16 mil pelo segundo dia consecutivo na Holanda nesta sexta-feira (12).

A Europa enfrenta um agravamento da situação epidêmica, em particular na Alemanha, Europa central e leste do continente. As pessoas não vacinadas são, sem dúvida, as mais afetadas. O continente é novamente o epicentro da pandemia, advertiu a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Noruega

A Noruega também vai voltar a aplicar restrições contra a covid-19 a nível nacional após o forte aumento de casos, o que permitirá aos municípios recorrer ao passaporte sanitário, anunciou o governo nesta sexta-feira (12).

O país escandinavo, que suspendeu todas as restrições no fim de setembro, também vai propor uma dose de reforço da vacina anticovid-19 a todas as pessoas com mais de 18 anos, informou o primeiro-ministro Jonas Gahr Støre, que descartou a possibilidade de confinamentos ou medidas drásticas.

"O governo quer introduzir novas medidas nacionais para conter os contágios", anunciou em uma entrevista coletiva. "Porém, não estamos falando de medidas de confinamento nem de medidas tão estritas como as que vimos anteriormente durante a pandemia", destacou o novo chefe de Governo.

Os casos de contato não vacinados com mais de 18 anos serão obrigados a fazer exames de detecção a partir de 16 de novembro, anunciou o Executivo, enquanto os profissionais de saúde não vacinados terão que fazer o teste duas vezes por semana e usar máscara.

Também retorna a recomendação de permanecer em casa, em caso de sintomas.

Tags

Autor