TREMOR

Terremoto na selva do Peru deixa mais de 2 mil afetados e 117 casas destruídas

Segundo o diretor de Defesa Civil, Miguel Yamasaki, mais de 2.400 pessoas foram afetadas, 117 casa ficaram destruídas e 12 pessoas ficaram feridas

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 29/11/2021 às 20:10 | Atualizado em 29/11/2021 às 20:36
Notícia
X

Um terremoto no Peru afetou mais de 2.000 pessoas, deixou 12 feridos, além de destruir 117 casas cinco igrejas, informaram as autoridades nesta segunda-feira(29). O tremor de magnitude 7,5 sacudiu o norte do país no domingo.

"Até o momento, registramos 2.412 pessoas afetadas, 117 casas destruídas e 12 feridos", disse Miguel Yamasaki, diretor de Defesa Civil, ao atualizar o balanço de danos.

Ele acrescentou que um posto de saúde também foi afetado, assim como mais de 1,5 quilômetros de estradas.

O terremoto foi registrado às 5h52, horário local (7h52, em Brasília), com epicentro 98 quilômetros a leste de Santa María de Nieva, na região amazônica, a uma profundidade de 131 quilômetros, segundo o Instituto Geofísico Local.

A grande profundidade do terremoto fez com que a onda de choque fosse maior e afetasse quase metade do país, incluindo Lima, 1.000 km ao sul do epicentro.

"Não queremos ter consequências trágicas", disse o presidente peruano Pedro Castillo, que inspeciona a área afetada pelo segundo dia desta segunda-feira.

O ministro da Defesa, Juan Carrasco, informou que foi organizada uma ponte aérea com helicópteros das Forças Armadas para evacuar pessoas que estão isoladas no distrito de Jamalca, no Amazonas, após o desabamento de uma rodovia.

ALDAIR MEJIA / PERUVIAN PRESIDENCY / AFP
O terremoto foi registrado às 5h52, horário local (7h52, em Brasília), com epicentro 98 quilômetros a leste de Santa María de Nieva, na região amazônica do Peru - ALDAIR MEJIA / PERUVIAN PRESIDENCY / AFP
ALDAIR MEJIA / PERUVIAN PRESIDENCY / AFP
O presidente peruano, Pedro Castillo, visita comunidades no departamento peruano do Amazonas afetadas pelo terremoto - ALDAIR MEJIA / PERUVIAN PRESIDENCY / AFP
ALDAIR MEJIA / PERUVIAN PRESIDENCY / AFP
A estrada foi destruída por um terremoto de magnitude 7,5 que abalou uma área remota na selva do Peru - ALDAIR MEJIA / PERUVIAN PRESIDENCY / AFP

"O presidente está empenhado em recuperar todos os locais onde há pessoas isoladas, por meio do transporte aéreo. No momento estamos trabalhando na ponte aérea com o Comando Conjunto das Forças Armadas", afirmou Carrasco.

O último terremoto de grande magnitude e trágicas consequências ocorreu no porto de Pisco (200 km ao sul do Peru) em 15 de agosto de 2007, com 7,9 graus e 595 mortos.

O presidente indicou que ainda existem "pessoas à espera de serem resgatadas", às quais o governo fornecerá alimentos e tendas.

O Peru é sacudido a cada ano por pelo menos 400 terremotos perceptíveis, pois está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de extensa atividade que se estende ao longo da costa oeste do continente americano.

 


Tags

Autor