PANDEMIA

EUA pede aos seus cidadãos que não viajem para França ou Portugal

Os países enfrentam um novo surto de coronavírus na Europa

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 07/12/2021 às 9:42
Notícia
X

As autoridades dos Estados Unidos pediram a seus cidadãos que evitassem viajar para uma dúzia de países, incluindo França e Portugal, apesar de suas altas taxas de vacinação, em meio a um novo surto de coronavírus na Europa.

"Evitem viajar para a França" é a recomendação do Departamento de Estado aos americanos em um novo boletim que eleva o nível de alerta para aquele país para 4, o maior em um momento em que as festividades de final de ano se aproximam ameaçadas pela nova variante ômicron.

"Na verdade, na situação atual (em relação à covid-19) na França, mesmo os viajantes totalmente vacinados correm o risco de se infectar e espalhar as variantes", disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), principal entidade de saúde dos Estados Unidos.

A lista de países neste alerta inclui, além de França e Portugal, Andorra e Liechtenstein na Europa, bem como Jordânia e Tanzânia, Mali e Ilhas Fiji, que notificaram o primeiro caso de ômicron nesta segunda-feira.

Na França, novas restrições foram anunciadas nesta segunda: reforço do protocolo sanitário nas escolas, fechamento de boates por quatro semanas e maior acesso a vacinas e reforços para maiores de 65 anos.

Portugal, com a maior taxa de vacinação da Europa (87% da população), tinha desde a semana passada restabelecido as suas medidas de controle da epidemia (uso de máscaras, passe sanitário) ao lançar uma nova campanha de vacinação.

A pandemia global de coronavírus matou pelo menos 5.253.726 em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde seu aparecimento na China em dezembro de 2019. 

Tags

Autor