PANDEMIA

Cientista brasileiro, responsável por identificar variante ômicron, fica entre os destaques da "Nature"

O feito demonstra extrema importância para o combate da pandemia

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 16/12/2021 às 9:19 | Atualizado em 16/12/2021 às 11:42
Notícia
X

Nesta quarta-feira (16), a revista “Nature” divulgou os nomes das dez personalidades do meio científico que se destacaram no ano de 2021. Entre elas, o brasileiro Túlio Oliveira ganhou seu espaço por ter conseguido identificar a variante ômicron.

O cientista brasileiro atua na África do Sul com a equipe da Plataforma de Pesquisa e Inovação em Sequenciamento KwaZulu-Natal (Krisp, na sigla em inglês). Juntos, eles detectaram, em novembro, os primeiros registros da nova variante de covid-19.

O feito demonstra extrema importância para o combate da pandemia: quanto mais rápido novas variantes forem descobertas, mais fácil será encontrar a chave para controlá-las e entender seus efeitos na população e sua interação com as vacinas já existentes.

Oliveira, que também é diretor do Centro para Resposta a Epidemias e Inovação da África do Sul (Ceri), não foi o único cientista responsável por trabalhar no combate a covid-19 que foi citado na lista. Outros três pesquisadores envolvidos em estudos relacionados ao vírus também foram homenageados.

Tags

Autor