CORONAVÍRUS

Testes rápidos de covid-19 são menos precisos com ômicron, adverte agência americana

'Os primeiros dados sugerem que os testes de antígenos detectam a variante, mas podem ter uma sensibilidade reduzida', explicou a FDA

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 28/12/2021 às 21:48 | Atualizado em 28/12/2021 às 21:49
Notícia
X

Os testes caseiros rápidos de Covid-19 são mais propensos a dar falso negativo com a variante ômicron, apontou nesta terça-feira a agência reguladora US Food and Drug Administration (FDA).

A notícia chega no momento em que os Estados Unidos enfrentam um grande aumento do número de casos, que, segundo especialistas, são subdiagnosticados devido à crise de acesso aos testes, com longos períodos de espera para os mais precisos, como o PCR, e kits caseiros escassos.

A FDA informou que colabora com o Instituto Nacional de Saúde (NIH) para estudar o desempenho dos testes caseiros, também conhecidos como "de antígenos", em relação a amostras de pacientes com versões ativas da variante.

"Os primeiros dados sugerem que os testes de antígenos detectam a variante, mas podem ter uma sensibilidade reduzida", explicou a agência. A sensibilidade é uma medida que estima a probabilidade de um teste detectar um resultado positivo.

A FDA assinalou que manterá a autorização para o uso de testes de antígenos, e que a população deve continuar recorrendo aos mesmos, seguindo suas instruções.

Tags

Autor