AERONAVE

Ucrânia informa que o maior avião do mundo, Antonov-225 Mriya, foi destruído em ataque russo

"O maior avião do mundo, "Mriya", foi destruído por russos em um aeródromo perto de Kiev. Vamos reconstruir o avião. Cumpriremos nosso sonho de uma Ucrânia forte, livre e democrática", afirmou o governo ucraniano

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 27/02/2022 às 15:37 | Atualizado em 27/02/2022 às 19:10
Notícia
X

A maior aeronave de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, de fabricação ucraniana, foi destruído em um ataque da Rússia ao aeroporto Hostomel, localizado na entrada da capital, Kiev.

"O maior avião do mundo, "Mriya", foi destruído por russos em um aeródromo perto de Kiev. Vamos reconstruir o avião. Cumpriremos nosso sonho de uma Ucrânia forte, livre e democrática", informou o governo ucraniano nas redes sociais.

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, também comentou a destruição do avião. "Este foi o maior avião do mundo, o AN-225 'Mriya' ('Dream' em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso 'Mriya'. Mas nunca poderá destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer", disse.

A aeronave tem 84 metros de comprimento e pesa 175 toneladas, sem carga e sem combustível.

Projetado e desenvolvido na antiga União Soviética (URSS), o Antonov tinha originalmente o objetivo de ser um meio de transporte do Buran, o ônibus espacial soviético. No entanto, com o fim da URSS, a aeronave passou a ser usada com fins civis para o transporte de cargas extraordinariamente grandes.

O Antonov-225 Mriya esteve no Brasil em 2010 e em 2015. Em 2015, o avião pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para buscar um transformador de 155 toneladas, fabricado pela empresa ABB (com capacidade de alimentar 65 mil domicílios), para levar ao Chile.

Tags

Autor