Oportunidade

Região do Algarve precisa de três mil trabalhadores e faz apelo aos brasileiros

Área sofre com mão de obra sazonal

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 20/04/2022 às 10:51 | Atualizado em 20/04/2022 às 10:53
Notícia
X

Região atingida pela falta de mão de obra no turismo, o Algarve, em Portugal, busca atrair trabalhadores para o próximo verão europeu.

De acordo com o presidente da Associação de Turismo do Algarve, João Fernandes, são necessários aproximadamente três mil trabalhadores para hotelaria, gastronomia e serviços relacionados com o turismo.

Fernandes concedeu entrevista ao jornalista Gian Amato, do Blog Portugal Giro, do Jornal O Globo, e fez um apelo aos brasileiros pedindo tanto trabalhadores quanto de turistas para ajudar na retomada do setor.

"Meu apelo aos brasileiros é: venham trabalhar, conhecer e estudar no Algarve, que é um bocado do Brasil em Portugal. Aqueles que trabalhavam aqui e foram embora na pandemia, chegou a hora de voltar — disse Fernandes.

Ele também espera preencher as vagas com imigrantes de outras nacionalidades.

"Precisamos garantir mão de obra para hotéis, restaurantes, agências de turismo e locadoras de automóveis. São três mil pessoas de imediato, porque estamos falando de uma perspectiva a nível de 2019, quando batemos recorde de 21 milhões de pernoites em hotéis e nove milhões de passageiros no aeroporto de Faro", disse Fernandes.

Trabalho

De acordo com o 'Jornal O Globo', em 2021, brasileiros chegaram a acumular três trabalhos devido à falta de mão de obra na região. 

Mesmo com esforços para atrair população e trabalhadores, os baixos salários seguem como obstáculo. Além disso, o local sofre com a mão de obra sazonal, pois a economia ancorada no turismo praticamente inexiste fora da alta temporada.

"As empresas começaram a subir os salários porque há falta de recursos humanos, o que já aconteceu antes. E também porque começam a ganhar alguma perspectiva sobre a saúde financeira após dois anos difíceis. A Páscoa já foi boa", concluiu afirmou Fernandes.

Tags

Autor