POLÍTICA

Biden anuncia nova ajuda de 800 milhões de dólares para auxiliar Ucrânia na guerra contra a Rússia

O pacote inclui armas de artilharia pesada, dezenas de obuses, 144 mil munições e drones

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 21/04/2022 às 11:56
Notícia
X

Com informações da AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (21) que destinará uma ajuda militar adicional de 800 milhões de dólares para a Ucrânia. O pacote inclui armas de artilharia pesada, dezenas de obuses, 144 mil munições e drones.

Durante breve discurso na Casa Branca, ele voltou a criticar a ação militar da Rússia no país e enfatizou a necessidade de se liberar a saída de civis de áreas conflagradas, como a cidade de Mariupol.

Para Biden, "estamos em um momento crítico", com a Rússia preparando uma nova etapa na guerra. O presidente norte-americano disse que os russos pretendem agora atacar em uma área mais restrita, "mas não com menos brutalidade".

Ele afirmou que Washington compartilha informações de inteligência para ajudar a campanha ucraniana e que os EUA têm a capacidade de continuar a ajudar a Ucrânia por "um longo tempo", se preciso. Para continuar a garantir o envio de armas, Biden informou que encaminhará ao Congresso um projeto de lei a fim de amparar esse apoio.

Segundo ele, os EUA passam assim uma mensagem para o presidente russo, Vladimir Putin, de que "ele nunca terá sucesso" na tentativa de controlar a Ucrânia. Biden ainda anunciou que os EUA passarão a barrar navios de bandeira russa ou operados por empresas russas nos portos norte-americanos.

Tags

Autor