TAILÂNDIA

Tráfico de drogas: Quem é Mary Hellen e qual a sua pena? Saiba detalhes

Mary Hellen corria o risco de ser condenada à pena de morte na Tailândia

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/05/2022 às 17:21
Notícia
X

A brasileira de 21 anos, Mary Hellen, foi condenada por tráfico internacional de drogas na Tailândia e teve sua sentença proferida nesta semana. Ao Brasil, a informação apenas foi repassada nessa quarta-feira (11), mas a defesa da brasileira ainda irá em busca do perdão real.  

Mary Hellen corria o risco de ser condenada à pena de morte na Tailândia. 

Em nota, divulgada pelo portal G1, a embaixada brasileira informou a decisão e que "não foi possível alertar as partes interessadas previamente". 

"A embaixada foi avisada ontem, 11/5, por telefone, sobre a audiência de Mary Hellen Coelho Silva perante a Corte de Samut Prakan, realizada no dia 8/5. O funcionário que informou a embaixada afirmou que a audiência foi agendada com um dia de antecedência, razão pela qual não teria sido possível alertar as partes interessadas antecipadamente".

De acordo com o funcionário da Corte, Mary Hellen foi condenada a 9 anos e 6 meses de prisão (divididos em: 2 anos, por crime civil; e 7 anos e 6 meses, por crime penal). A brasileira teria sido assistida por defensor público nomeado pela própria Corte.

"O setor consular está tentando, desde ontem, obter cópias dos documentos da sentença da brasileira", finalizou a nota. 

Mary Hellen corria o risco de ser condenada à pena de morte, já que na Tailândia há previsão da penalidade máxima para casos de tráfico internacional de drogas. Desde o fim de 2021, a lei contra o tráfico de drogas mudou na Tailândia. Segundo a nova legislação, a pena máxima para o tráfico de cocaína no país é de 15 anos de prisão.

Ainda assim, a defesa da jovem diz que buscará o perdão real, podendo a pena ser perdoada durante as comemorações de aniversário do rei, com previsão de ocorrerem no dia 28 de julho. 

Mary Hellen foi detida em fevereiro de 2022 com outro brasileiro no aeroporto de Bangkok, portando 9 kg de cocaína

Tags

Autor