Aeroporto internacional de Londres limita fluxo de passageiros a 100 mil por dia

Na segunda-feira (11), dezenas de voos precisaram ser cancelados no aeroporto internacional de Londres; aeroportos da Europa enfrentam caos durante as férias de verão

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 12/07/2022 às 11:39
Notícia
X
Com informações do Estadão Conteúdo e da AFP
O aeroporto internacional de Londres, Heathrow, anunciou nesta terça-feira (12) que vai limitar o fluxo de passageiros que decolam do local a 100 mil por dia até setembro - e pediu que companhias aéreas parem de vender novas passagens durante a temporada do verão no hemisfério Norte.
O equipamento é o principal centro de transporte aéreo britânico. Na segunda-feira (11), 61 voos precisaram ser cancelados em Heathrow. No fim de junho, o aeroporto chegou a pedir a algumas companhias aéreas que reduzissem seus horários de voos.
"Em média, apenas 1.500 desses 4.000 assentos anulados por dia já foram vendidos, então pedimos às nossas empresas parceiras que parem de vender ingressos para o verão para limitar o impacto nos passageiros", disse o CEO do Heathrow, John Holland- Kaye, em comunicado.
A medida vem num momento em que Heathrow e outros aeroportos da Europa, como o também londrino Gatwick e o holandês Schipol, de Amsterdã, enfrentam escassez de funcionários e forte alta na demanda após o hiato causado pela pandemia de covid-19.
Durante a pandemia, milhares de pessoas foram demitidas, e as companhias aéreas enfrentam dificuldades para recrutar novos funcionários.
De acordo com o CEO do Heathrow, algumas funções críticas do aeroporto ainda sofrem com a falta de pessoal importante "em particular os trabalhadores de terra contratados pelas companhias aéreas" para gerenciar o check-in e manuseio de bagagem.
Entre os principais problemas enfrentados nos aeroportos da Europa estão cancelamentos, atrasos e longas filas, além de problemas na entrega de bagagens.

Caos nos aeroportos da Europa

A alta temporada de viagens na Europa tem sido de muito sufoco nos aeroportos. A alta demanda após a pandemia da covid-19 coincide com as férias de verão, o que deixa aeroportos lotados e gera uma série de transtornos para os passageiros.
Em alguns países, a exemplo da Espanha, funcionários de companhias aéreas decidiram entrar em greve, o que impactou ainda mais a operação.
Entre as cidades que registraram problemas na temporada de verão estão Paris (França), Madri (Espanha), Londres (Inglaterra), Amsterdã (Holanda), além de aeroportos na Alemanha.
De acordo com o agente de viagens Edison Gonçalves, o caos nos aeroportos pode atrapalhar a viagem internacional de brasileiros que vão para a Europa.

Em entrevista à Rádio Jornal, Gonçalves explicou alguns dos motivos do problema: "Há uma certa dificuldade, após dois anos de pandemia, estamos voltando agora, aos poucos. Ao mesmo tempo, os segmentos não acompanharam essa previsão de uma demanda três ou quatro vezes maior do que a própria estrutura".
O agente de viagens conta que as companhias aéreas tentam voltar ao ritmo normal após recrutar novos funcionários, já que muitos deles foram demitidos durante a pandemia.

Tags

Autor