Pelosi visita Taiwan sob protestos da China: "honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos"
Pelosi é a mais alta autoridade eleita dos EUA a visitar Taiwan em 25 anos
Da AFP
A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse nesta terça-feira (2) ao chegar a Taiwan que sua controversa visita demonstra o forte compromisso de Washington com a ilha autogovernada, que a China vê como parte de seu território.
"A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan", disse a mais importante legisladora americana em uma declaração momentos após o pouso de seu avião.
Pelosi, a mais alta autoridade eleita dos EUA a visitar Taiwan em 25 anos, afirmou que sua viagem "de forma alguma" contradiz a política oficial dos EUA, que reconhece "uma China" e não reconhece oficialmente Taiwan como um Estado independente.
China reage à visita
A China classificou nesta terça-feira (2) as ações dos Estados Unidos em Taiwan como "extremamente perigosas", depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, chegou à ilha para uma visita que inflamou as tensões entre as superpotências.
"Os Estados Unidos... constantemente distorcem, obscurecem e esvaziam a política de 'Uma China'", disse o Ministério das Relações Exteriores de Pequim em comunicado após o avião de Pelosi aterrissar em Taiwan.
"Esses movimentos, como brincar com fogo, são extremamente perigosos. Aqueles que brincam com fogo perecerão com isso".