CASO CRISTINA KIRCHNER: juíza revela envolvimento de uma mulher na tentativa de assassinar Kirchner
Segundo a juíza do caso, a tentativa de assassinato de Cristina Kirchner aconteceu com "planejamento e acordo prévio" entre o brasileiro e a argentina
Com informações da AFP
A namorada do brasileiro suspeito de tentar assassinar a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também é investigada pela ação criminosa. Segundo a juíza do caso, Brenda Uliarte, 23, participou do "planejamento e acordo prévio" da tentativa de homicídio.
BRASILEIRO TENTA ATIRAR CONTRA CRISTINA KIRCHNER
A tentativa de homicídio aconteceu no dia 1 de setembro, em via pública. O atentado aconteceu no momento em que Cristina chegava em casa em meio a uma multidão de apoiadores, uma semana depois que o Ministério Público pediu sua prisão por suposta corrupção.
O suspeito André Sabag Montiel, de 35 anos. Segundo jornais locais, o homem teria tatuagens de símbolos neonazistas e fazia referências a grupos extremistas nas redes sociais.
A imagem do homem que aponta arma para a cabeça de Kirchner, após a vice-presidente argentina descer de um carro, foi reproduzida por diversos canais de TV.
Brasileiro tenta atirar contra Cristina Kirchner e é preso
INVESTIGAÇÕES
Segundo o documento judicial de indiciamento, ambos "teriam tentado matar Cristina Kirchner, contando para isso com o planejamento e o acordo prévio entre ambos", diz o texto da juíza María Eugenia Capuchetti.
Montiel foi intimado a ampliar seu depoimento na sexta-feira (2), mas nas duas audiências ele se negou a depor; teria dito apenas que sua namorada "não teve nada a ver" nem com a tentativa de homicídio, nem com o planejamento, segundo fontes judiciais.
Uliarte, por sua vez, cuja imagem foi registrada pelas câmeras de segurança perto do local do crime no momento do ataque, disse que foi apenas acompanhar o namorado.
A juíza afirmou que os dois agiram "aproveitando o estado de indefensabilidade" de Kirchner "gerado pela multidão", prossegue o texto, divulgado por vários veículos.
O governo afastou nesta quarta-feira (7) parte dos policiais que fazem parte da segurança da vice, ao considerar que "não tiveram o nível que se esperava que tivessem", reportou a agência.
QUEM É A NAMORADA DO BRASILEIRO, SUSPEITO DE TENTAR ASSASSINAR KIRCHNER?
Brenda Uliarte foi presa na noite do último domingo (4) em uma estação de trem de Buenos Aires. No entanto, muito da vida da jovem permanece incerto.
De acordo com o jornal argentino Clarín, Brenda utilizava diferentes contas, todas com nomes diferentes nas redes sociais como Ambar, Sasha e Lizz Manson.
Cada uma dessas personas criadas por Brenda teriam uma profissão diferente, como atriz pornô e estudante de medicina. A jovem teria chegado a simular um suicídio em um deles.
Um familiar de Brenda ouvido pelo La Nación disse que as profissões ditas pelas jovens são irreais. "Até onde eu sei, ela nem terminou o ensino médio. É como se ela estivesse falando de outra pessoa, não dela mesma. Ele está fabulando. Acho que ela vive em um mundo de fantasia, que está delirando e que se aproveitaram dela", disse.