SUBMARINO DESAPARECIDO

SUBMARINO IMPLODIU? Veja o que é implosão e explicação de especialista sobre o que pode ter acontecido com submarino a caminho do Titanic

Veja o que é implosão e as últimas notícias do submarino desaparecido ao levar turistas até o Titanic

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 20/06/2023 às 18:24 | Atualizado em 22/06/2023 às 15:42
X

Com informações da AFP e Estadão Conteúdo

As buscas pelo submarino Titan, desaparecido desde domingo (18), continuam, assim como as teorias sobre o que pode ter acontecido com a embarcação.

De acordo com a BBC, um especialista em mergulho afirma que, entre os destroços encontrados nesta quinta-feira (22), estaria uma estrutura de pouso do Titan.

Além disso, uma tampa traseira também foi achada nesses itens.

Contudo, é importante lembrar que essa informação ainda não foi confirmada pelas autoridades locais. Uma coletiva está marcada para as 16h, horário de Brasília.

SUBMARINO DESAPARECIDO FOI ENCONTRADO?

A comunicação com o submarino, de 6,5 metros de comprimento, foi perdida durante sua descida em direção aos destroços do navio Titanic, que se encontram a quase 4.000 metros de profundidade, a cerca de 600 quilômetros de Terra Nova, no Atlântico Norte.

SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

Dados do submarino Titan, que desapareceu enquanto levava turistas até o Titanic - SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

De acordo com as autoridades, o submarino perdeu contato com a superfície quase duas horas após sua imersão.

HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

O submersível Titan em uma plataforma - HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

"Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer os tripulantes de volta em segurança. Toda a nossa atenção está voltada para os tripulantes do submersível e suas famílias", declarou a empresa privada OceanGate Expeditions, dona do submarino, em comunicado.

COMO É O SUBMARINO DESAPARECIDO

O Titan é, na verdade, um submersível. Diferente dos já conhecidos submarinos, essas embarcações não operam de forma autônoma e precisam do controle de uma plataforma de apoio para funcionar.

HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

Submarino desaparecido, Titan - HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

Enquanto o passeio acontece, o Titan conta com uma base que controla a ida e volta e evita turbulências na superfície, o que pode atrapalhar a operação.

O submarino tem três telas, apenas um botão, um banheiro improvisado e uma única vista direta para o oceano. O veículo é dirigido por meio de uma manete que lembra um controle de videogame.

A OceanGate diz que o Titan é o único submersível do mundo capaz de levar até cinco pessoas a profundidades de 4 mil metros. No entanto, embora a profundidade pareça levar tempo para ser alcançada, eles informam em seu site que o retorno de todo o sistema de segurança à superfície acontece em apenas dois minutos.

HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

Submarino Titan - HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

 

O SUBMARINO IMPLODIU? O QUE É IMPLOSÃO DO SUBMARINO?

Uma das hipóteses é que o submarino que transportava os turistas até o Titanic tenha implodido.

A implosão é uma explosão interna. O processo acontece quando os objetos são destruídos ao colapsar (ou serem espremidos) sobre si mesmos.

Embora desconheça a composição do submarino, Alistair Greig, professor de engenharia marítima no University College London, sugeriu duas possíveis hipóteses com base em imagens do equipamento,

Se houve um problema elétrico ou de comunicação, o submarino poderia ter emergido e permanecido flutuando, "aguardando para ser encontrado".

"Outro cenário é que o casco de pressão tenha sido danificado", disse em comunicado. "Nesse caso, o prognóstico não é bom".

Além disso, "são poucas as embarcações" capazes de atingir a profundidade em que o Titan poderia ter chegado, alertou.

O CASO DO SUBMARINO QUE IMPLODIU NA ARGENTINA

Em 2018, um ano depois de desaparecer, o submarino argentino ARA San Juan, com 44 tripulantes a bordo, foi encontrado, a 800 metros de profundidade e a cerca de 600 quilômetros da costa de Comodoro Rivadávia, na Patagônia argentina. 

A embarcação sofreu uma implosão, mas manteve sua estrutura.

QUEM ESTÁ NO SUBMARINO TITAN?

Cinco pessoas estão a bordo do submarino Titan.

Um dos passageiros foi identificado como o empresário britânico Hamish Harding, cuja empresa de aviação havia publicado nas redes sociais sobre sua expedição à área onde naufragou o Titanic.

DIRTY DOZEN PRODUCTIONS / AFP

Hamish Harding - DIRTY DOZEN PRODUCTIONS / AFP

Harding, um aviador de 58 anos, turista espacial e presidente da associação Action Aviation, publicou em seu Instagram no domingo que estava orgulhoso de se juntar à missão Titanic da OceanGate.

Há um ano, ele se tornou um turista espacial através da empresa Blue Origin, fundada por Jeff Bezos, da Amazon.

O empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood também estão a bordo da embarcação.

REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood - REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Shahzada Dawood é vice-presidente do conglomerado Engro, com sede em Karachi, que tem investimentos em energia, agricultura, petroquímica e telecomunicações.

O francês Paul-Henri Nargeolet, mergulhador veterano e especialista nos destroços do Titanic, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, responsável pelos mergulhos turísticos, também encontram-se dentro do submarino.

Mike Reiss, roteirista americano que visitou os destroços do Titanic no mesmo submarino no ano passado, disse à BBC que a experiência foi desorientadora.

Com uma pressão 400 vezes maior do que na superfície, "a bússola parou de funcionar imediatamente e começou a girar, então tivemos que nos mover às cegas no fundo do oceano, sabendo que o Titanic estava em algum lugar", explicou Reiss.

Todos estavam cientes dos perigos da expedição, disse à BBC. "Você assina um documento antes de embarcar, e na primeira página a morte é mencionada três vezes".

O NAUFRÁGIO DO TITANIC

O Titanic afundou em sua viagem inaugural entre a cidade inglesa de Southampton e Nova York em 1912 após colidir com um iceberg. Das 2.224 pessoas a bordo, cerca de 1.500 morreram.

Os destroços do navio, partido ao meio, foram descobertos em 1985.

Tags

Autor