ISRAEL X HAMAS

GUERRA EM ISRAEL: Aeronave da FAB decola de Tel Aviv com 214 brasileiros e animais de estimação

A previsão de chegada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, é às 3h de quinta-feira, 12

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 11/10/2023 às 14:15 | Atualizado em 11/10/2023 às 14:23
Notícia
X

A segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros em Israel decolou de Tel Aviv nesta quarta-feira, 11. A bordo, estão 214 brasileiros resgatados do conflito e, pela primeira vez, estão sendo transportados animais de estimação - um cachorro e três gatos.

A aeronave decolou por volta das 12h30 pelo horário de Brasília. O voo terá duração de 14 horas, com previsão de chegada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 3h de quinta-feira, 12.

Nesta madrugada desta quarta-feira, pousou em Brasília o primeiro avião para resgate dos brasileiros em Israel. O voo havia partido de Tel-Aviv na tarde de terça-feira, 10, e trouxe 211 repatriados.

A terceira aeronave da FAB empregada na operação do governo federal, um KC-390 Millennium (Embraer), com capacidade para 60 brasileiros, pousou em Roma, na Itália, nesta manhã. De lá, o avião irá abastecer e seguir para Tel Aviv.

Já nesta tarde, a FAB enviará a quarta aeronave para a repatriação de brasileiros em Israel. A decolagem, com previsão para as 17h pelo horário de Brasília, será na Base Aérea da capital federal. O destino inicial é Roma, capital da Itália, de onde prosseguirá para Israel.

BRASILEIROS NA FAIXA DE GAZA

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pediu o apoio do Egito à operação de retirada dos cerca de 30 brasileiros que vivem na Faixa de Gaza, no Oriente Médio. Vieira conversou com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry, por telefone, na manhã desta quarta-feira (11).

“Pedi que nos apoiasse, nos ajudasse a facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza”, informou Vieira, em vídeo. Segundo o ministro, a intenção inicial das autoridades brasileiras é transportar os brasileiros e, em alguns casos, seus parentes próximos, até Rafah, na fronteira entre Gaza e Egito.

“Creio que esta será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram correndo riscos nesta região conflagrada”, acrescentou o chanceler brasileiro, afirmando contar com o apoio egípcio na liberação da passagem dos brasileiros pelo posto de fronteira, fechado devido à escalada da violência na região em função do atual confronto militar entre Israel e o grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Tags

Autor