GUERRA EM ISRAEL

Brasileiros seguem presos em Gaza pelo terceiro dia

O Egito promete que todos os 7 mil cidadãos estrangeiros que pediram para sair de Gaza serão liberados

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 03/11/2023 às 20:24
Notícia
X

Os brasileiros presos na Faixa de Gaza ficaram de fora ontem pelo terceiro dia seguido da lista de estrangeiros autorizados a deixar o enclave. Após a nova ausência, o chanceler Mauro Vieira conversou com o colega israelense, Eli Cohen, para apelar à liberação da passagem para o grupo, formado por 34 pessoas. Nas redes sociais, os brasileiros relatam que a comida e a água estão perto de acabar.

Assim como nas listas anteriores, os cidadãos americanos são maioria, com 367 pessoas autorizadas a sair. Há também cidadãos de México, Reino Unido, Alemanha, Itália e Indonésia, além de outra lista separada com os franceses. Mais de 600 estrangeiros receberam o sinal verde para a travessia e foram convocados a comparecer ao posto da fronteira com o passaporte.

SAÍDA PELO EGITO

O Egito promete que todos os 7 mil cidadãos estrangeiros que pediram para sair de Gaza serão liberados, mas de forma controlada, com grupos de 500 pessoas por dia. Nesse ritmo, pode demorar uma semana para todos saírem do território.

O Itamaraty tem dito que negocia com as autoridades locais até que todos os brasileiros sejam repatriados e mantém um avião no Cairo a postos para fazer o resgate, assim que tiver o sinal verde.

Na quinta-feira, Mauro Vieira conversou por telefone com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, que prometeu dar prioridade ao grupo do Brasil. Apesar do esforço diplomático, no entanto, a autorização ainda não saiu.

 

Tags

Autor