DÍVIDAS PERDOADAS

Joe Biden anuncia novo perdão de dívidas estudantis nos EUA

Segundo a Casa Branca, a medida permitirá cancelar 1,2 bilhão de dólares (6 bilhões de reais) em dívidas e beneficiar 153 mil pessoas

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 21/02/2024 às 23:10
Notícia
X

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que teve o apoio do eleitorado jovem para chegar à Casa Branca em 2020, anunciou nesta quarta-feira (21) uma nova medida para perdoar dívidas estudantis e se felicitou por já ter cancelado obrigações desse tipo para quase 4 milhões de americanos.

"Muitos americanos seguem carregando uma dívida insustentável em troca de um título universitário", lamentou Biden, candidato à reeleição, durante discurso na Califórnia.

Segundo o governo americano, o presidente já cancelou um total de 138 bilhões de dólares (680 bilhões de reais) em dívidas por empréstimos concedidos para estudos a 3,9 milhões de americanos desde que chegou à Casa Branca, em 2021.

O democrata, 81, havia prometido fazer muito mais, com um plano que teria cancelado centenas de bilhões de dólares em dívidas, mas que foi rejeitado pela Suprema Corte.

A medida anunciada hoje irá beneficiar determinadas pessoas que já pagaram por dez anos e pediram emprestado até 12 mil dólares (59 mil reais).

Segundo a Casa Branca, a medida permitirá cancelar 1,2 bilhão de dólares (6 bilhões de reais) em dívidas e beneficiar 153 mil pessoas, que irão receber um e-mail assinado pelo presidente.

A equipe de campanha do democrata tenta ganhar a simpatia dos jovens, até agora pouco entusiasmados com a candidatura de Biden. Uma pesquisa divulgada hoje pela Universidade de Quinnipiac aponta que o democrata e o ex-presidente republicano Donald Trump estão empatados nas intenções de voto entre os jovens de 18 a 34 anos (47% contra 45%, respectivamente).

A pesquisa também destaca que Biden seria menos popular entre pessoas dessa faixa etária do que o rival, com 30% de opiniões favoráveis a Joe Biden e 39% a Donald Trump.

Tags

Autor