É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Cinco dias depois de participar do Congresso Internacional de Cura e Libertação, no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, no interior da França, o grupo de peregrinos coordenados pelas Comunidades Católicas Obra de Maria e Canção Nova, chegam à Fátima, em Portugal, para mais um evento de fé e devoção à Virgem Maria.
É no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, um dos mais visitados do mundo, que acontece nesta quinta-feira (17/10) e sexta-feira (18) o Congresso Mariano. E é para lá que o coração da fé católica se volta nos próximos dois dias.
“Em Fátima, Maria chama os filhos a confiar plenamente em sua intercessão. Este congresso não é apenas um evento. É uma oportunidade única de nos consagrarmos ao Imaculado Coração de Nossa Senhora, entregando a ela nossos medos, nossas esperanças e nossa caminhada de fé”, afirma Gilberto Barbosa, fundador da Comunidade Obra de Maria.
O Congresso Mariano reunirá peregrinos de diversas partes do mundo em momentos de espiritualidade, oração e reflexão. E acontecerá no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI. Segundo Gilberto Barbosa, a mensagem que Fátima traz para o mundo é de conversão, oração e esperança. No Congresso Mariano em Fátima, a devoção a Maria será vivida intensamente, com o tema central “Jamais será desamparado aquele que recorre a vós”.
Fátima, assim como Lourdes, é marcada por aparições marianas e, por isso, virou símbolo profundo da fé católica e da devoção à Virgem Maria.
A história da Virgem de Fátima remonta a 1917, quando três crianças pastoras – Lúcia, Francisco e Jacinta – relataram ter visto seis aparições da Virgem Maria em Fátima, Portugal, entre maio e outubro.
Segundo os relatos das crianças, a Virgem trazia mensagens de oração, arrependimento e conversão. O ponto alto das aparições ocorreu em 13 de outubro, quando milhares de pessoas testemunharam o chamado "Milagre do Sol", um fenômeno extraordinário no céu.
As aparições foram oficialmente reconhecidas pela Igreja Católica em 1930 e Fátima se tornou um dos principais destinos de peregrinação no mundo.
Francisco e Jacinta morreram pouco tempo depois das aparições, ainda crianças, em 1919 e 1920, respectivamente, e foram canonizados. São Francisco tinha 10 anos e Santa Jacinta, 9.
Lúcia virou freira e ficou conhecida como "vidente de Fátima", falecendo em 2005, aos 97 anos. Em 2023, foi reconhecida como beata pelo Papa Francisco e está a um milagre de ser considerada santa. Segundo divulgou na época o Vaticano, o papa aprovou a publicação do decreto que reconhece as "virtudes heróicas" da religiosa. O processo de beatificação teve início em 2008.
Ser proclamada beata é a penúltima fase do processo que leva alguém a receber o título de santidade. Para que Lúcia chegue a esse patamar é necessário que mais um milagre seja atribuído à freira.
CONHEÇA A OBRA DE MARIA
A Comunidade Católica Obra de Maria foi fundada em 1990 e tem como missão evangelizar e promover ações de caridade, inspirada pela devoção à Nossa Senhora.
Atualmente, possui mais de 5.100 missionários atuando em mais de 60 países, levando evangelização e auxílio humanitário às comunidades mais necessitadas. A Obra de Maria, inclusive, conta com uma agência própria de peregrinações, que organiza viagens religiosas para os principais santuários do mundo.
O JC acompanha os peregrinos a convite da Obra de Maria e da Canção Nova.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há mais de 20 anos. Com 30 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012